Hospital da Criança de Fortaleza receberá suporte temporário de posto de saúde móvel
Além de casos gripais, a unidade móvel poderá prestar atendimentos de demais casos considerados leves
17:33 | Fev. 07, 2024
O Hospital da Criança de Fortaleza (HCF), localizado no bairro Jóquei Clube, passa a receber suporte de um posto itinerante para atendimentos pediátricos. O caminhão, estacionado ao lado do Hospital, estará no local de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. O posto de saúde móvel prestará o suporte ao HCF pelos próximos três meses ou de acordo com a necessidade.
A unidade móvel, inaugurada oficialmente nesta quarta-feira, 7, tem capacidade média de mil atendimentos por mês. A instalação tem como objetivo prevenir uma superlotação no Hospital da Criança, tendo em vista o período sazonal, quando aumentam casos de crianças com quadros de viroses respiratórias.
Durante evento de inauguração do posto de saúde itinerante do Programa Vem Saúde, o prefeito José Sarto ressaltou que a medida se trata de uma prevenção, embora a tendência seja de chuvas menos intensas neste ano.
“Nós contamos com quatro pediatras que se revezarão. Para cá, virão os casos considerados pela triagem como "verdes" e "azuis", representando situações mais leves. Se for identificada a necessidade de uma avaliação médica mais aprofundada ou internamento, o paciente será encaminhado de volta ao Hospital”, explicou o gestor municipal.
O posto de saúde móvel está instalado nas dependências HCF, ao lado do North Shopping Jóquei. A unidade possui três consultórios com atendimento pediátrico e de enfermagem, sala de procedimentos e coleta de exames laboratoriais, além de uma brinquedoteca.
Além de casos gripais, a unidade móvel também poderá prestar atendimento de demais casos considerados leves. Segundo o secretário de Saúde de Fortaleza, Galeno Taumaturgo, os pacientes ainda poderão realizar exames no local.
“Os exames devem ser recebidos em até 2 horas. Muitas vezes, as emergências pediátricas ficam lotadas com crianças que não requerem atendimento de urgência ou emergência. Esperamos solucionar cerca de 80% dessas situações, aliviando a carga do hospital”, pontuou o secretário.
Atendimentos
O Hospital da Criança de Fortaleza (HCF) realiza o pronto atendimento pediátrico 24h e acolhe crianças e jovens de até 17 anos. Além de casos de síndromes respiratórias, a unidade recebe, via regulação, casos de traumatologia com fraturas fechadas, cirurgias eletivas e atendimento em assistência otorrinolaringológica.
Segundo a prefeitura de Fortaleza, após realizar uma consulta no posto de saúde móvel, caso a criança necessite de medicamento, os pais ou responsáveis poderão obter em qualquer posto de saúde, mediante prescrição médica.
Prevenção
Crianças gripadas devem procurar atendimento médico quando houver:
- dificuldade respiratória
- recusa alimentar
- sonolência excessiva
- febre persistente por mais de 72h
- alteração da pele ou do comportamento
Além do isolamento do paciente, também é recomendado o aumento da hidratação e intensificação na higiene nasal.
De acordo com a coordenadora das Redes de Atenção Primária e Psicossocial, Luciana Passos, também é importante que pais e responsáveis mantenham as cadernetas de vacinação de bebês e crianças atualizadas.
“Em especial, os responsáveis devem ter atenção às vacinas de Influenza e Covid, mas todas são importantes. Assim, podemos, inclusive, evitar casos mais graves e internações dessas crianças. As vacinas continuam a ser ofertadas nos postos de saúde”, ressaltou a coordenadora.