Conselheiro do Fortaleza é preso por beijar mulher sem consentimento no Castelão

Imagens das câmeras de segurança do complexo esportivo auxiliaram a Polícia a prender o homem de 44 anos

17:09 | Fev. 04, 2024

Por: Cotidiano O POVO
Foto de apoio ilustrativo. Homem foi conduzido à Delegacia de Defesa da Mulher (foto: Governo do Ceará)

Um homem de 44 anos foi preso após beijar uma mulher à força na Arena Castelão, durante o jogo entre Fortaleza e América-RN no último sábado, pela Copa do Nordeste. Imagens das câmeras de segurança do complexo esportivo auxiliaram a Polícia na detenção.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), as diligências começaram depois de surgirem informações sobre um torcedor que teria dado um beijo em uma mulher sem o consentimento dela. 

O homem, na ocasião do ato ainda membro do Conselho Fiscal do Fortaleza, foi levado pelos policiais militares à Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza (DDM-For), unidade especializada da Polícia Civil do Estado (PCCE), onde foi autuado em flagrante por importunação sexual. Em seguida, o suspeito foi colocado à disposição da Justiça.

Em nota oficial, o Conselho Deliberativo do Leão comunicou a saída do homem do Conselho Fiscal do clube após renúncia.

"O Conselho Deliberativo comunica o recebimento e homologação da renúncia do quinto suplente do Conselho Fiscal da associação Fortaleza Esporte Clube. Em decorrência de ausência de previsão estatutária para substituição, o cargo ficará vago".

Defesa alega mal entendido

Conforme Iury Ribeiro, o advogado do suspeito, o homem confundiu a mulher com outra pessoa e foi cumprimentá-la dando um beijo no rosto. Segundo a defesa, em nenhum momento ele teve a "intenção de satisfação sexual ou algo do tipo". 

Gustavo passou por audiência de custódia e foi liberado pela Justiça. 

Episódio similar aconteceu em 2023, também em jogo do Fortaleza

No último ano, na partida entre Fortaleza e Corinthians, no dia 14 de setembro, duas torcedoras do Fortaleza denunciaram outro torcedor de ter cometido assédio sexual contra elas. Os episódios relatados pelas vítimas teriam ocorrido no setor Bossa-Nova da Arena Castelão. Conduzido à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), o homem foi autuado em flagrante pelo crime de importunação sexual e colocado à disposição da Justiça.

+ Torcedoras do Fortaleza denunciam assédio no Castelão e homem é preso em flagrante

O suspeito, segundo relatos, puxou a torcedora pelo braço e tentou beijá-la sem consentimento. A vítima, após o caso, narrou o acontecimento para pessoas da Equipe Mosaico e da Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF), que a convenceram de realizar a denúncia na delegacia do estádio.

Outra torcedora do Tricolor do Pici também relatou um caso de assédio durante o duelo entre Fortaleza e Corinthians envolvendo o mesmo homem. A moça afirmou que ele teria passado a mão em partes do corpo dela.

O que é importunação sexual

Segundo o Código Penal, importunação configura a pratica contra alguém e sem a sua anuência "de ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro". A pena de reclusão varia entre um a cinco anos, se o ato não constituir crime mais grave. 

Atualizada às 8h38min de segunda-feira, 5