Professores de Fortaleza protestam em frente ao Paço por reajuste salarial

Ato faz parte da programação de paralisação dos profissionais iniciada nesta semana. Prefeitura apresentará proposta à categoria na sexta-feira

11:15 | Jan. 31, 2024

Por: Kleber Carvalho
Professores fizeram ato em frente ao Paço Municipal na manhã desta quarta-feira, 31. Agenda prevê manifestação em frente à Câmara dos Vereadores na quinta (foto: Divulgação/Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Fortaleza)

Professores da rede municipal de Fortaleza realizaram uma manifestação durante a manhã desta quarta-feira, 31, em frente ao Paço Municipal, localizado no Centro. O ato faz parte da agenda de paralisação dos profissionais que deve se estender até a sexta-feira, 02, quando eles participarão de uma audiência de negociação com o prefeito José Sarto.

O movimento é realizado pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Fortaleza (Sindiute) e também prevê um protesto na Câmara dos Vereadores durante esta quinta, 1°.

Com abanadores com a frase “sem piso, sem aula”, os educadores têm se mobilizado para exigir reajuste de 10,09% no salário, aumento do teto de isenção de impostos para aposentados, dentre outras demandas.

Hoje seria o segundo dia letivo do ano de 2024 nas escolas municipais, no entanto, as aulas seguem sem previsão para início. Segundo a categoria, o retorno só acontecerá após acordo com a Prefeitura sobre as pautas levantadas pelos professores.

“O prefeito pode antecipar sua decisão e implantar imediatamente o reajuste de 10,09%. Continuaremos nas ruas pelos nossos direitos. Defender o educador é defender a educação”, pontua a presidenta do Sindiute, Ana Cristina Guilherme, em nota enviada pelo sindicato.

Calendário de Paralisações

Quarta-feira, 31/1 - Passeata da Praça do Ferreira ao Gabinete do Prefeito

Quinta-feira, 1º/2 - Ato na Câmara Municipal

Sexta-feira, 2/2 - Ato em frente ao Gabinete do Prefeito para aguardar audiência e nova assembleia