25 estações do Bicicletar em Fortaleza são desativadas para reformulação
Usuários devem procurar estações mais próximas durante período de mudanças do sistema de compartilhamento dos veículos. Desativação de todas as estações deve ocorrer em paraelo à substituição por novos equipamentos
15:12 | Jan. 31, 2024
A primeira etapa do processo de reformulação do Bicicletar desativou 25 estações em 20 bairros de Fortaleza nesta quarta-feira, 31. A previsão é que todas as 195 estações sejam desativadas temporariamente e substituídas por novos equipamentos. Até o fim deste ano, a Prefeitura de Fortaleza informou que pretende ampliar o sistema de compartilhamento de bicicletas instalando mais 105 novas estações em regiões que ainda não foram atendidas.
As primeiras estações desativadas estão localizadas nos pontos: Messejana, Sapiranga, Cambeba, Guararapes, Cidade dos Funcionários, Engenheiro Luciano Cavalcante, Jardim das Oliveiras, Edson Queiroz, Papicu, Cocó, Panamericano, Parreão, Vila União, Aeroporto, Bom Futuro, Bonsucesso, Montese, Parangaba, Bela Vista e Granja Portugal.
De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, a orientação é que os usuários procurem estações mais próximas durante o período de substituição. O período que deve durar o processo de modernização, que inclui a desativação, substituição e liberação das novas estações e bicicletas, no entanto, ainda não foi divulgado pela gestão municipal.
Ainda segundo a prefeitura, uma das novidades anunciadas neste processo de mudanças é a implantação de pelo menos 100 bicicletas elétricas. Os veículos de duas rodas serão dotados de pedal assistido com autonomia mínima de 50 km/h. A utilização desses novos equipamentos pelos usuários ainda não foi detalhada.
Conforme o superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Antônio Ferreira Silva, a renovação das estações vai incentivar mais os ciclistas a pedalarem diante da oferta de um ambiente mais “cômodo, seguro e protegido”.
Atualmente, o sistema possui 195 estações Bicicletar Adulto, além das 13 do Mini Bicicletar e 16 Bicicletar Corporativo. Ao todo, são 450 mil usuários cadastrados.
A Prefeitura destacou que o programa evitou, desde o início das atividades, em 2014, a emissão de mais de 2.740 toneladas de gás carbônico na atmosfera com quase sete milhões de viagens.
O sistema é administrado pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), em parceria com a Unimed Fortaleza e a Serttel.
Veja as estações desativadas
142 - Praça Paulo Benevides (Messejana)
139 - Plaza Shopping (Messejana)
136 - Hospital do Coração (Messejana)
127 - Conjunto Alvorada (Sapiranga)
129 - Correios Oliveira Paiva (Cambeba)
72 - Praça da OAB (Guararapes)
133 - AMC (Cidade dos Funcionários)
121 - Praça João Ventura Martins (Luciano Cavalcante)
125 - Praça Nossa Senhora Aparecida (Jardim das Oliveiras)
111 - Capela de São Sebastião – Dendê (Edson Queiroz)
73 - FIC Guararapes (Guararapes)
68 - Hospital Geral de Fortaleza (Papicu)
64 - Otávio Lobo (Cocó)
159 - Praça Mauá (Panamericano)
145 - Shopping Fortaleza Sul (Parreão)
58 - Contax Borges de Melo (Parreão)
147 - Praça Vila União (Vila União)
148 - Cagece - Praça do Vaqueiro (Aeroporto)
51 - Casa Freitas Montese (Bom Futuro)
194 - Vital Brasil (Bonsucesso)
164 - Igreja N. S. Aparecida (Montese)
176 - Lagoa da Parangaba (Parangaba)
154 - Humberto Monte (Bela Vista)
196 - Praça da Juventude (Granja Portugal)
192 - Centro Cultural Bom Jardim (Granja Lisboa)
Leia mais
Ao O POVO, a Coordenadora de Mobilidade Urbana da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Isabela Castro, detalhou que a reformulação do sistema de mobilidade, que em dezembro deste ano completa dez anos, é na realidade um novo contrato do Bicicletar.
“Dentro desse novo contrato, temos estabelecido que nosso sistema vai chegar a 300 estações até o fim de 2024 e, pela primeira vez, estará presente em todas as regionais. Então, estamos com um planejamento de ampliação que está voltado para determinados bairros em que o sistema ainda não chegou”, detalha.
Isabela detalha ainda que neste novo contrato será trabalhada a substituição das estações nos pontos que elas já existem por estações novas e bicicletas novas. Ela informou que em breve essas informações relacionadas a prazos serão divulgadas.
“Sábado passado concluímos a retirada das primeiras 25 estações que serão substituídas e no local colocamos uma plaquinha com a indicação da substituição e que em breve a nova estação estará em funcionamento, além do QR Code indicando onde há uma estação mais próxima. Ao longo deste ano, provavelmente até outubro ou novembro, as estações serão entregues”, complementa.
O Mini Bicicletar também passará pelo processo de modernização, com amplicação para 20 estações.
Atualizada às 9h03min