Novo prédio para escola de ensino médio no Bom Jardim deve atender mais que o dobro de alunos
Escola vai passar a atender 540 alunos por turno. Comunidade espera melhor infraestrutura há 20 anosA Escola de Ensino Médio Paulo Elpídio, localizada no bairro Bom Jardim, em Fortaleza, deverá funcionar em um novo espaço a partir de março de 2025. A ordem de serviço para a construção do prédio foi assinada nesta terça-feira, 30, pela vice-governadora Jade Romero. Com orçamento de R$ 8,5 milhões, a obra tem prazo de duração estipulado em 12 meses.
Leia mais
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A instituição de ensino funciona atualmente em um prédio alugado pelo Governo do Estado. De acordo com Jorge Costa, diretor da escola, o local atende 240 alunos por turno. “Esse prédio novo já é esperado há mais de 20 anos. A comunidade tem aquela ansiedade de realmente ocupar o prédio e vir fazer uma educação de qualidade aqui”, afirma o gestor.
As novas instalações terão área de 3.906,08 metros quadrados, com três pavimentos, 12 salas de aula, biblioteca, laboratórios, quadra poliesportiva, refeitório e auditório. Ao todo, a escola terá capacidade de atender 540 alunos por turno, chegando a quase mil jovens.
Eliana Estrela, secretária da Educação, reconhece que a escola precisa de uma estrutura melhor. A unidade terá turmas de ensino médio regular. No entanto, conforme a vice-governadora Jade Romero, até o fim da gestão, em 2026, ela terá vagas no regime integral.
Para Vera Lúcia Andrade, moradora do bairro ligada a movimentos comunitários, a escola estar localizada próxima da comunidade é um ponto positivo. “A gente estava precisando de uma escola dessa. Muitas crianças saem daqui para ir lá para [a avenida] Oscar Araripe, para Osório de Paiva. [Com a unidade] muitos estudantes já vão ter uma escola próxima de casa, sem ter que estar pegando transporte e estar correndo risco”, afirma.
30 escolas terão ordem de serviço nos próximos meses
Segundo o chefe da Superintendência de Obras Públicas (SOP), Quintino Vieira, nos próximos meses, as obras de pelo menos 30 escolas receberão ordem de serviço. O Estado tenta cumprir a meta de construir 139 novas unidades escolares até 2026.
“Este ano todas as 139 vão ser dadas a ordem de serviço. Mas concluídas vai ser em torno de quatro ou cinco”, diz Quintino. A verba para as construções são oriundas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).