Cearense de 13 anos é aprovado no vestibular da Uece com nota máxima na redação
O jovem foi aprovado em 1º lugar no bacharelo de Letras Português na instituição de ensino superior
08:21 | Jan. 30, 2024
O jovem Alexandre Monte, de apenas 13 anos, conquistou o primeiro lugar no curso de bacharelado Letras Português na Universidade Estadual do Ceará (Uece). Com esta, o cearense acumula três aprovações em vestibulares, além das participações em olimpíadas como a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e a Copernicus.
O aluno da rede particular de ensino tirou nota máxima na redação da Uece. Ele conta que fez aulas preparatórias ofertadas pela escola e treinou a escrita da redação em casa.
“Para a Uece eu tive aulas de preparação, além da resolução de questões de materiais de provas antigas. Sobre a redação, os professores usaram muito da teoria da redação da Uece, explicavam os diferentes gêneros textuais, e, em casa, eu treinava redação a cada dois dias.”
Leia mais
Ele relata ainda que ficou emocionado quando viu o resultado e ficou muito feliz pela aprovação. Imerso em uma rotina intensa de estudos, o menino quer ser astrofísico. A mãe dele, Ana Cláudia, disse que desde pequeno Alexandre tem facilidade nos estudos.
“Eu lembro que aos 4 anos, o Alexandre nunca se interessou por livros de quadrinhos nem nada. Ele sempre gostava de Atlas, sempre gostou de livros que tivessem histórias sobre astronomia. Ele gosta muito de ler, ele começou a ler e a escrever com 2 anos”, conta.
O professor de redação do colégio Faria Brito, Aluízio Freitas, explica que mesmo com as boas notas, o menino sempre foi questionador.
“Se ele pegasse uma redação e tivesse uma marcação errada e ele não entendesse, ele ia até mim e questionava o motivo daquilo, perguntava como ele poderia corrigir. Então, ele sempre teve essa preocupação de entender os processos”, pontua.
“Ele tem uma capacidade de aprendizagem extraordinária, sem contar a maturidade de conhecimento que ele tem. Ele é um menino de 13 anos e já fechou uma redação em um exame com tamanha concorrência. Isso mostra o aluno focado que ele é nas aulas”, afirma Aluízio.
Colaborou Kleber Carvalho/ Especial para O POVO