Etufor anuncia fiscalização em transportes escolares na volta às aulas
Operação, nesta segunda-feira, 29, quer conscientizar os operadores da necessidade da manutenção preventiva dos veículos e coibir o transporte irregularA Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) dará início a operação Transporte Escolar Seguro nesta segunda-feira, 29. A ação será feita por meio de blitze educativas durante o embarque e desembarque dos alunos nas escolas. O objetivo é coibir o transporte irregular de estudantes.
A Divisão de Fiscalização (Difis) ficará responsável por abordar os motoristas que prestam o serviço, verificando os itens obrigatórios que garantem a segurança dos alunos. A operação também visa conscientizar os permissionários, operadores e auxiliares da necessidade de manutenção preventiva dos veículos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Atualmente, existem 810 pessoas autorizadas a efetuar o transporte escolar em Fortaleza. Estas devem periodicamente realizar a atualização cadastral e levando os veículos para as vistorias.
Os pais e responsáveis interessados podem acompanhar a situação das empresas de transporte escolar junto a Etufor no link do Catálogo de Serviços do Portal da Prefeitura.
Leia mais
Veja os itens que serão verificados nas blitze
- Bom estado de conservação dos pneus;
- Cintos de segurança em número correspondente aos passageiros sentados;
- Fecho interno de segurança nas portas;
- Luzes de freio elevadas;
- Faixa horizontal pintada ou película auto-adesiva não-removível, na cor amarela com 40 centímetros, à meia altura (em toda a extensão das partes laterais e traseiras da carroceria) identificada como “Escolar” em cor preta;
- Extintores de incêndio.
Caso haja crianças menores de 11 anos ou pessoas com deficiência, é obrigatória a presença de monitores auxiliares.
A documentação regularizada, ou seja, os documentos dos condutores e dos veículos autorizados também serão consultados na blitz.