Prefeitura de Fortaleza realiza reunião para discutir reajuste salarial de professores
Momento vai contar com a participação do Sindicato União dos Trabalhadores em Educação (Sindiute) e acontece após categoria paralisar atividades
22:49 | Jan. 26, 2024
A Prefeitura de Fortaleza vai realizar, na segunda-feira, 29, uma reunião para discutir sobre o reajuste salarial de professores do Município. Momento vai contar com a participação do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute) e acontece após categoria paralisar atividades.
De acordo com Dalila Saldanha, titular da Secretaria Municipal de Educação (SME), ela esteve reunida com o prefeito José Sarto (PDT) para realizar estudos e simulações antes de receber o sindicato. Encontro serviu como preparativo para que "fosse encontrado um caminho de negociação" com educadores.
Sarto também deve estar presente na audiência da próxima semana. "A gestão do prefeito Sarto tem uma grande marca que é o diálogo, a abertura para receber as propostas, para ouvir a categoria", destaca a secretaria, pontuando que "as pautas da educação são prioridades da gestão".
“A Prefeitura e a Secretaria Municipal da Educação priorizam a valorização profissional, mantendo um diálogo constante e transparente com a categoria. Queremos encontrar um caminho de negociação, para a garantia do piso do magistério dos professores”, reforça ainda.
Leia mais
Em nota encaminhada ao O POVO, a SME destacou avanços que ocorreram na educação nos últimos anos e a inclusão de benefícios como "redução de 50% da carga horária dos professores, anuênios, licença-prêmio e dois períodos de férias por ano".
"A Prefeitura de Fortaleza, por meio de decreto (Lei 11.199/2021), regulamentou o financiamento de programas de pós-graduação para os servidores municipais do magistério. A concessão do financiamento é uma ação de incentivo ao estudo e à qualificação permanente dos servidores, prioridade da política de valorização da categoria profissional da educação. O investimento, na ordem de R$ 11 milhões, faz parte de convênios com as instituições UFC, Uece e IFCE", frisou ainda a pasta.
Audiência é anunciada no mesmo dia em que professores paralisaram as atividades em reivindicação a um reajuste salarial de 10,09%. De acordo com Sindiute, no início da próxima semana a categoria iria se reunir para estudar a possibilidade de deflagrar uma greve geral.