Desova de tartarugas marinhas ocorre até junho em Fortaleza; veja cuidados

O Instituto Verdeluz alerta sobre os cuidados que frequentadores devem ter nas praias. O perímetro de desova abrange a Praia do Futuro até a Sabiaguaba

A temporada de desova de tartarugas marinhas começou em dezembro último na Capital e vai durar até o mês de junho deste ano. O Instituto Verdeluz alerta as pessoas sobre os cuidados com a espécie neste período, pois elas poderão ser vistas no perímetro entre a Praia do Futuro até Sabiaguaba. A cada mil filhotes de tartarugas, um a dois chegam à fase adulta. 

Responsável pelo monitoramento de tartarugas marinhas em Fortaleza desde 2015, o Instituto Verdeluz orienta que, ao identificar um possível ninho, é preciso ligar para um órgão competente para que esse resgate seja feito de forma apropriada.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

De acordo com o instituto, nos últimos dois anos eles conseguiram resgatar 16 mil filhotes, e a previsão para este ano é que mais de 500 ninhos sejam devolvidos ao mar. Cada ninho pode conter de 100 a 150 ovos de tartarugas.

Alice Frota, coordenadora-geral do programa Gtar-Verdeluz (Tartarugas do Futuro), do Instituto Verdeluz, ressalta que muitos ninhos de tartarugas são perdidos por intervenção humana.

“No intervalo de tempo do nascimento delas até conseguirem ir ao mar é quando muitas delas acabam não sobrevivendo por ser um local de muito movimento de veículos e de pessoas”, explica.

Todas as espécies de tartarugas marinhas continuam sendo ameaçadas por atividades humanas, como a poluição do mar, a captura incidental pela pesca e a degradação e ocupação de áreas de desova.

O condutores de veículos devem ter cuidado redobrado para não passarem acidentalmente em cima de filhotes de tartarugas, com o risco de destruir o ninho e soterrá-lo.

Alice informa que o instituto coloca placas em locais de possíveis desovas e realiza orientações nos locais para impedir que a intervenção humana.

Desova de tartarugas marinhas em Fortaleza: contatos de emergência

Instituto Verdeluz:

(85) 99690 1269

Bombeiros:

193

Quartel Mucuripe

(85) 3101 1078

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

desova tartarugas Praia do Futuro Sabiaguaba

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar