Parque do Cocó: "fogo em turfa" causa princípio de novo foco de incêndio

O fenômeno de "fogo em turfa" é a combustão por causa de acúmulo de material combustível no subsolo

Um princípio de foco de reignição do fogo que atingiu o Parque do Cocó, em Fortaleza, foi registrado nessa terça-feira, 23. O novo foco foi debelado pelas equipes de brigadistas da Unidade de Conservação (UC) e dos Bombeiros.

O local está sendo monitorado desde o sábado, 20, quando as chamas que começaram na quinta-feira, 18, foram completamente apagadas. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

De acordo com informações da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o processo de reignição é comum neste tipo de solo e vegetação.

O chamado “fogo em turfa” é um fenômeno que se caracteriza pela combustão devido ao acúmulo de material combustível embaixo do solo. As equipes continuam de plantão no local para que não haja novo incêndio.


Na quinta-feira, 18, incêndio de grandes proporções atingiu área de dez hectares no Parque do Cocó — área equivalente a 14 campos de futebol. A situação foi totalmente controlada nesse domingo, 21.

Ao todo, foram mais de 100 horas de trabalho do Corpo de Bombeiros, com uso de 300 mil litros de água.

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) divulgou que equipes compostas pelos órgãos do Estado intensificaram os trabalhos para identificar as causas do incêndio.

Atualizada às 18 horas

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Parque do Cocó incendio coco novo fovo fogo Fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar