Parque do Cocó: "fogo em turfa" causa princípio de novo foco de incêndio

O fenômeno de "fogo em turfa" é a combustão por causa de acúmulo de material combustível no subsolo

14:11 | Jan. 23, 2024

Por: Cotidiano O POVO
Fumaça no Parque do Cocó, na tarde desta terça-feira, 23 (foto: Via WhatsApp O POVO)

Um princípio de foco de reignição do fogo que atingiu o Parque do Cocó, em Fortaleza, foi registrado nessa terça-feira, 23. O novo foco foi debelado pelas equipes de brigadistas da Unidade de Conservação (UC) e dos Bombeiros.

O local está sendo monitorado desde o sábado, 20, quando as chamas que começaram na quinta-feira, 18, foram completamente apagadas. 

De acordo com informações da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o processo de reignição é comum neste tipo de solo e vegetação.

O chamado “fogo em turfa” é um fenômeno que se caracteriza pela combustão devido ao acúmulo de material combustível embaixo do solo. As equipes continuam de plantão no local para que não haja novo incêndio.


Na quinta-feira, 18, incêndio de grandes proporções atingiu área de dez hectares no Parque do Cocó — área equivalente a 14 campos de futebol. A situação foi totalmente controlada nesse domingo, 21.

Ao todo, foram mais de 100 horas de trabalho do Corpo de Bombeiros, com uso de 300 mil litros de água.

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) divulgou que equipes compostas pelos órgãos do Estado intensificaram os trabalhos para identificar as causas do incêndio.

Atualizada às 18 horas