Cocó: Elmano diz que incêndio foi controlado, mas equipes seguem em monitoramento

O governador do Ceará também afirmou que o trabalho segue agora para uma "rigorosa apuração das causas do incêndio"

17:49 | Jan. 21, 2024

Por: Fabiana Melo
INCÊNDIO começou no Cocó na manhã de quinta-feira passada (foto: JÚLIO CAESAR)

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou neste domingo, 21, em suas redes sociais, que o incêndio no Parque Estadual do Cocó foi controlado. 

Porém, ressaltou que as as equipes manterão a vigilância durante todo o resto do dia e por toda a madrugada para evitar novos focos na área atingida.

"Aproveito para parabenizar pelo trabalho e agradecer, de coração, nossas equipes dos bombeiros, brigadistas da Secretaria do Meio Ambiente e policiais militares do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) pelo incansável trabalho ao longo desses dias", escreveu.

Por fim, afirmou que o trabalho segue agora para uma "rigorosa apuração das causas do incêndio".

Este já era o quarto dia de combate ao incêndio no parque do Cocó, o qual ocorria de forma contínua desde a última quinta-feira, 18. Estima-se que, pelo menos, dez hectares de terras do Parque foram destruídos pelas chamas, segundo o capitão do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Fábio Plutarco. 

Na manhã deste domingo, 21, os agentes se concentraram no enfrentamento a pequenos focos isolados, que permaneciam acesos em troncos e raízes de árvores.

Para o trabalho, estavam sendo utilizados um drone com câmera térmica, bombas d’água, bombas costais e equipamento proporcionador de espuma, para evitar novos possíveis pontos de ignição do fogo.

Incêndio no Cocó: animais atingidos e resgatados

A Sema alerta para a possibilidade de os animais do Cocó buscarem refúgio nas residências e ruas próximas ao Parque.

A pasta orienta, caso um animal silvestre que necessite de ajuda seja encontrado, contatar o Batalhão de Polícia Militar Ambiental por meio do 190 ou Disque Natureza (0800 275 22 33).

Os animais terrestres são as principais vítimas do incêndio que atinge o Parque do Cocó. Isso porque chamas carbonizaram sobretudo os animais rastejantes, como cobras, além de tartarugas e roedores.

De natureza a mercadoria: como a valorização imobiliária transforma o verde em ouro; ENTENDA

Uma gata filhote foi resgatada durante o trabalho de combate aos focos do incêndio e agora deve seguir para adoção. Representantes da Secretaria da Proteção Animal do Ceará (Sepa) atuam no local em busca de salvar animais em risco e feridos. Ainda não há informação sobre quantos animais morreram em decorrência do incêndio. (Com Mateus Brisa)