População de Fortaleza recebe atendimento médico no maior navio de guerra da América Latina

Pacientes pré-agendados tiveram a oportunidade de embarcar e ser atendidos por médicos da Força Armada; Ação contou ainda com exposição de blindados e oficinas de primeiros socorros e saúde bucal

Parte da população que utiliza o serviço público de saúde na Capital teve a oportunidade de passar por um atendimento diferenciado neste sábado, 20. Ação conjunta entre a Prefeitura de Fortaleza e a Marinha do Brasil promoveu dia de atendimentos de saúde (consultas e exames), a pacientes previamente agendados, no Navio Aeródromo-Multipropósito Atlântico, ancorado no Porto do Mucuripe. Trata-se do navio capitânia da Marinha brasileira. É a maior embarcação militar da América Latina.

Os serviços variaram entre consultas em clínica médica, odontologia, pediatria, além de consultas especializadas. Os pacientes foram encaminhados pelas Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) e atendidos por médicos da própria Marinha no interior do navio. Eventuais medicamentos receitados e exames posteriores poderão ser recebidos e feitos nos postos de saúde e outros equipamentos da Capital.

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O POVO acompanhou os atendimentos realizados pela manhã e conversou com civis e militares que participaram. Roberto Rodolfo, 58 anos, aposentado e morador do Serviluz, no Cais do Porto, foi ao local para uma consulta odontológica.

“Foi muito agradável. Fui bem atendido na entrada, e por uma excelente profissional médica. Vim para o dentista, mas depois fiz um pedido, aqui mesmo, para ser atendido por um clínico geral. Fui atendido e estão aqui os exames encaminhados para fazer”, disse.

Seu Rodolfo, que se identificou ainda como “Testinha”, como é conhecido no Serviluz, disse que foi encaminhado para o atendimento no navio pelo posto de saúde do bairro. “A agente de saúde da minha rua me indicou para vir até aqui e para mim foi muito satisfatório”.

O secretário de Saúde de Fortaleza, Galeno Taumaturgo, relatou que a ação foi amplamente discutida para facilitar o atendimento das pessoas. “Com relação a medicamentos, podem ser recebidos nas unidades. Todo esse atendimento tem suporte e apoio da secretaria, no sentido de facilitar que esses pacientes façam o atendimento (no navio) e não pare por aí. No caso do medicamento, podem receber nas nossas unidades”, disse.

Nikolas Gomes, 18 anos, que recém cincluiu o Ensino Médio, disse que ficou sabendo da ação a partir de uma amiga da mãe. “Ela avisou minha mãe, que conseguiu agendar nossa consulta. O jovem relatou ter ficado um pouco “zonzo” com o balançar do navio, mas reforçou que a sensação amenizou com o tempo que passou dentro do local. “O navio é muito grande. É uma experiência muito boa e o atendimento foi bastante agradável”.

Já Thomas Pereira, mecânico de refrigeração, foi com a mulher e a filha participar da ação. “Soube a partir de uma ligação da Prefeitura, que nos informou que ia ter esse atendimento e nossa pequenininha (filha) foi contemplada com a consulta. Viemos e ela gostou bastante”, contou, enquanto a filha tirava fotos com militares da Marinha.

A experiência agradou e os participantes responderam se voltariam para uma nova oportunidade de consulta. “Com certeza, sim”, relatou um dos entrevistados. “Se tivesse pelo menos uma vez a cada seis meses, ou anualmente, seria ótimo”, pontuou um segundo entrevistado.

O comandante do Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico, Capitão de Mar e Guerra Eugênio Campos Huguenin, explicou que a ação promovida em parceria com a Secretaria da Saúde de Fortaleza é parte de uma Ação Cívico-Social (Aciso) que contou ainda com doação de alimentos e doação de sangue, com militares voluntários no dia anterior.

“É uma ação que é boa para os dois lados. Boa para a secretaria, que contribui para a redução de filas, e também para a gente, que aproximamos o militar da sociedade e mostramos um pouco do que a Marinha faz e contribui para a defesa do País”, destacou Huguenin.

O ambiente de espera, logo na entrada do navio, contava ainda com exposição de veículos blindados, oficinas de primeiros socorros e saúde bucal, além de uma área de coffee break para o público. O comandante explicou que a preparação da área de espera também foi pensada com antecedência.

“Quando o pessoal vem aqui, como tem uma certa espera. A gente pensou em colocar material para exposição, naquela intenção de mostrar para o público um pouco da nossa vida. E também a parte de saúde, com instruções de primeiros socorros e reanimação e também a parte de saúde dentária. As crianças gostam muito dessa parte, se aproximam, vêm, é uma forma da criança desde cedo estar atenta à saúde”, concluiu o militar.

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