Parque do Cocó ainda tem focos de incêndio subterrâneo
Máquinas patrol estão sendo utilizadas pelos bombeiros para controlar as chamas na área atingidaA secretária Vilma Freire, da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), afirmou nesta sexta-feira, 19, que o incêndio no Parque do Cocó ainda conta com focos de fogo que atingem a parte subterrânea da área atingida.
Vilma Freire informou que os dois focos de incêndio identificados nessa quinta-feira, 18, foram debelados pelos bombeiros. No entanto, os trabalhos estão sendo feitos para controlar as chamas que foram para a parte subterrânea do Parque. A secretária repassou as informações durante apresentação do prognóstico das chuvas no Ceará.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Leia mais
-
Incêndio no Cocó: bombeiros avaliam uso de barcos para chegarem até área atingida
-
Incêndio no Cocó: trabalhos dos bombeiros já duram mais de 30 horas
-
Incêndio no Cocó: vegetação influenciou propagação da fumaça em Fortaleza
-
Incêndio no Cocó: moradores de diferentes bairros da Capital relatam fumaça e odor forte
“O fogo na superfície você consegue enxergar. Foi feito um trabalho, e os nossos drones identificaram os focos. Quando nós conseguimos debelar, o fogo ‘aparentemente’ acabou. A preocupação começa de onde estão o que a gente não consegue enxergar, que são esses focos no subterrâneo. É o mesmo fogo que estava na superfície, que foi para o subterrâneo”, explicou.
Cerca de sete pontos foram identificados em locais distintos nesta manhã. Segundo a secretária, essa é uma das preocupações dos agentes, que trabalham para debelar as chamas e evitar que, com os ventos, o fogo se espalhe para outras áreas.
“Está sendo feito um trabalho com máquinas patrol para identificar e debelar 100% [dos focos]. Entramos a madrugada com a notícia de que tinham sido debelados esses dois focos. No entanto, tem esse trabalho a ser feito no subterrâneo, que é onde a gente percebe que está ainda nascendo alguns focos”, completou.
Os trabalhos dos bombeiros, em conjunto com brigadistas da Sema, já dura mais de 30 horas.
Por nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que, nesta manhã, 33 bombeiros militares e seis viaturas do CBMCE atuam no local, divididos em três grupos.
Leia a nota na íntegra
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa que o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) continua, nesta sexta-feira (19) com os trabalhos de combate ao incêndio no Parque do Cocó. Nesta manhã, 33 bombeiros militares e seis viaturas do CBMCE atuam no local, divididos em três grupos. Um deles atua pela Avenida Sebastião de Abreu, indo sentido ao bairro Cidade 2000. Os outros dois grupos estão dentro do parque, vindo no sentido contrário. A ideia é que os três grupos se encontrem e concentrem os focos de incêndio em um só local, até debelar o fogo.
Os bombeiros também fizeram, durante a madrugada desta sexta-feira (19), aceiros, que são desbastes no terreno para impedir a propagação do incêndio, o que possibilitou que viaturas de pequeno porte com bombas de água para atuar em focos de calor entrassem na área. Os bombeiros militares contam com o apoio da Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), além de brigadistas da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema).
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente