Menino que estava desaparecido há 3 dias é encontrado em Fortaleza

Ele foi encontrado em um terminal de ônibus de Fortaleza. Diversos órgãos auxiliaram nas buscas utilizando ferramenta criada nos EUA

10:42 | Jan. 19, 2024

Por: Mariana Fernandes
Foto de apoio ilustrativo. Menino de 12 anos foi localizado no terminal de ônibus do bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza (foto: Pexels/ Juan Pablo Serrano Arenas)

Um menino de 12 anos que estava desaparecido há três dias foi encontrado em Fortaleza na noite dessa quinta-feira, 18. Equipes da Guarda Municipal de Fortaleza localizaram Ivanaldo Alexandre Duarte Moreira no terminal de ônibus do bairro Antônio Bezerra. 

Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o menino teria sido visto pela última vez após sair de casa, na manhã da última terça-feira, 16, no bairro Cristo Redentor.

Em Fortaleza, 82% das pessoas desaparecidas em 2023 foram encontradas vivas; VEJA

Diversos órgãos participaram da busca, utilizando uma ferramenta criada nos Estados Unidos, o Amber Alerts.

Equipes de buscas utilizam ferramenta dos EUA para encontrar menino desaparecido

Para encontrar o menino, as equipes utilizaram uma ferramenta de alertas urgentes, o Amber Alerts. Ela foi estabelecida nos Estados Unidos da América (EUA) em 1996 e adotada pelo Brasil em 2023.

Polícia Civil passa a divulgar imagens de pessoas desaparecidas em pontos de Fortaleza; ENTENDA

O alerta dispara publicações nas plataformas da Meta - Instagram e Facebook - para compartilhar a descrição da criança, além de descrições de qualquer suspeito de envolvimento no desaparecimento da vítima. Também pode ser utilizada em casos de rapto ou sequestro de crianças.

A tecnologia é adotada, atualmente, por 30 países e publica o alerta no raio de até 160 km do local do fato ocorrido.

O alerta AMBER é oficialmente um acrônimo para America's Missing: Broadcast Emergency Response (Desaparecidos da América: Transmissão de resposta de emergência), mas o nome foi dado graças a Amber Hagerman, uma criança de 9 anos raptada e assassinada em Arlington, Texas, em 1996.