Cocó: capitão dos bombeiros estima que cerca de 10 hectares tenham sido atingidos pelo incêndio

Dado inicial mensura prejuízo de 100 mil m², equivalente a dez hectares de terra

16:26 | Jan. 19, 2024

Por: Bruna Lira
FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL, 19-01-2024: Rescaldo do incêndio no Parque do Cocó, Corpo de Bombeiros continua no local para controlar o fogo. (Foto: Samuel Setubal/ O Povo) (foto: Samuel Setubal)

Estima-se que, pelo menos, dez hectares de terra foram atingidos pelas chamas do incêndio que ocorre no Parque do Cocó, em Fortaleza, desde a noite de quarta-feira, 17. A informação foi obtida em entrevista realizada pelo repórter do O POVO, Demitri Túlio, ao capitão Fábio Ximenes Plutarco, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), na manhã desta sexta-feira, 19.

"Teríamos apenas estimativas. Depois que o incêndio for encerrado é que vamos conseguir, com perícia, avaliar melhor esses dados. Mas temos um dado aproximado de dez hectares que foram atingidos, esse número pode aumentar após fazermos uma análise mais aprofundada", afirma o capitão Plutarco. 

Questionado sobre o principal desafio para combater o incêndio, o militar detalha que o trabalho para debelar as chamas sofre com o impasse dos focos de incêndio subterrâneos.

"Essa vegetação ela queima também de forma subterrânea, então - às vezes - o foco está em baixo e não é possível ser visto. Também sendo subterrânea, é preciso desempenhar mais esforços para cavar e acessar esse foco de calor, para só então conseguir apagar com a água por abafamento", explica.

Segundo o capitão, ainda não há como se apontar a causa do incêndio, se foi natural ou por intervenção humana. "Não dá para afirmar qual foi a causa, é preciso da avaliação da Polícia Civil e da Polícia Forense do Ceará para poder identificá-la", diz.

Entenda o incêndio no Parque do Cocó