Parque do Cocó registra incêndio nesta quinta; fumaça atinge outros bairros
Fotos e vídeos de moradores da região do parque mostram grande quantidade de fumaça saindo da vegetação do localDesde as 8 horas da manhã desta quinta-feira, 18, duas guarnições do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) trabalham no controle de um incêndio que atinge o Parque do Cocó, em Fortaleza. O fogo é registrado na vegetação do local, que é uma Área de Proteção Ambiental (APA).
Fotos e vídeos feitos pelos moradores de edifícios da região mostram a fumaça. Há ainda relatos de pessoas nos bairros Aldeota, Joaquim Távora, Benfica, Centro e Barra do Ceará, que também afirmam sentir o odor da fumaça.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Conforme nota da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), responsável pela gestão do parque, um foco de incêndio chegou a ser debelado na noite de quarta-feira, 17, mas voltou nesta quinta.
"Há equipes da Sema na área, atuando para debelar o fogo, junto com o Corpo de Bombeiros. A Defesa Civil do Estado também já foi contactada. Neste momento, está se analisando a necessidade de brigadistas e suporte aéreo", afirma a nota.
A área do incêndio é cercada por vegetação e não há acesso para as viaturas dos bombeiros. O vento forte e o capim seco estão facilitando a difusão do fogo, segundo a Sema.
Os focos do incêndio estão espalhados, segundo o Corpo de Bombeiros. Os brigadistas terão auxílio de um drone para ter uma visão aérea e planejar a ação.
Dona Liduina Távora, moradora de um apartamento no bairro Cocó, diz que percebeu o fogo por volta das 14 horas da quarta-feira, 17. Ela estava na varanda quando viu as primeiras labaredas e achava que logo o fogo iria se apagar.
Contudo, às 5 horas desta quinta, 18, o fogo aumentou. A direção do vento levava a fumaça no sentido do bairro Cidade 2000.
Ela menciona que não saiu de casa durante a manhã, no sentido da avenida Sebastião de Abreu, pois sentiu medo de que a fumaça ou o fogo pudessem atingir seu carro.
Nas redes sociais, o governador Elmano de Freitas (PT) informou que determinou apuração rigorosa sobre as causas do incêndio.
"Nossas equipes do CB [Corpo de Bombeiros] trabalham para controlar o fogo, com o reforço de brigadistas da Secretaria do Meio Ambiente e de policiais militares que integram o Batalhão Policial do Meio Ambiente (BPMA). O Cocó é um patrimônio ambiental do nosso Ceará e tem que ser preservado", escreveu.
Atualizada às 15h35min
Informação dada pelo CBMCE em relação à extensão do incêndio foi retratada pela própria corporação