Incêndio no Cocó: vegetação influenciou propagação da fumaça em Fortaleza

Nuvem de gás atingiu pelo menos 12 bairros da Capital e o município de Caucaia, na Região Metropolitana (RMF)

A propagação da fumaça ocasionada pelo incêndio no Parque do Cocó, em Fortaleza, nesta quinta-feira, 18, foi influenciada pela vegetação da unidade de conservação. A informação é do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Cláudio Barreto. Ele explicou que o local é composto por muita vegetação seca, que facilitou a proliferação da fumaça pela Capital.

“O fogo pega em cima da vegetação, só que ocorre um efeito estufa, que fica embaixo da terra. Existe um acúmulo de água e quando a gente joga água no que está sendo queimado os gases são liberados e por isso vem essa questão da fumaça. A vegetação daqui é muito propícia para esse cenário de fumaça densa”, explicou o Comandante.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Desde da manhã desta quinta-feira, a fumaça ocasionada pelo incêndio do Parque do Cocó atinge vários bairros da Capital, entre eles Aldeota, Cocó, Papicu, Joaquim Távora, Luciano Cavalcante, Dionísio Torres, Bairro de Fátima, Benfica, Centro, Farias Brito e Barra do Ceará. Além da Capital, a fumaça foi percebida em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Veja os sintomas e cuidados após exposição à fumaça

Diante da exposição à fumaça, os perigos pela inalação indevida podem acarretar sintomas como dores de cabeça, irritação e ardência nos olhos, nariz e garganta, além de rouquidão, lacrimejamento, tosse seca, dificuldade de respirar, cansaço, dermatites e ansiedade. As informações são da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Os principais cuidados para evitar a disseminação de sintomas e demais efeitos da exposição à fumaça são a facilitação da entrada de ar em todo o ambiente. Após a diminuição do excesso de fumaça, portas e janelas abertas facilitam a circulação do "ar limpo".

A Sesa ressalta que outros cuidados diante da exposição à fumaça são usar máscara de proteção, aumentar o consumo de água e manter a hidratação, evitar ambientes externos atingidos pela fumaça e usar protetor solar.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

incendio coco fumaça incendio coco cuidado fumaça incendio fumaça cuidados saude incendio parque do coco

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar