Heliponto do HGF está há dois anos sem funcionar
A área aeroportuária que contemplava a unidade de saúde teve sua autorização vencida em 2022 por não cumprir os requisitos solicitados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)
O heliponto do Hospital Geral de Fortaleza, equipamento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), está sem funcionamento há quase dois anos desde o fim da licença de operação. A última inscrição no cadastro nacional de aeródromos – documento que autoriza a realização de operações aéreas – foi em 2012, com validade de dez anos.
A área aeroportuária que contemplava a unidade de saúde teve sua autorização vencida em 2022 por não cumprir os requisitos solicitados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
De acordo com as informações repassadas pela diretoria do HGF à rádio O POVO CBN, a pista passa por procedimentos para adequar a estrutura do heliponto aos padrões da Agência. No período de funcionamento, a estrutura tinha permissão para operar.
Ainda no período de funcionamento, segundo o HGF, além do pouso de helicópteros que faziam o transporte de órgãos, a pista sediou treinamentos da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Ciopaer/SSPDS).
À rádio O POVO CBN, a Anac enviou a lista de helipontos presentes em Fortaleza. Em hospitais, são apenas dois: o Hospital São Mateus, da rede particular, e o Instituto Dr. José Frota (IJF), que também está fora de funcionamento desde 2019, mas que no último dia 9 de janeiro anunciou que retornaria com suas atividades.
A unidade de saúde esclareceu ainda que, atualmente, os procedimentos para que o heliponto receba as adequações pedidas pela Anac estão em andamento.
Com informações do repórter Luciano Cesário, da rádio O POVO CBN
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente