Heliponto do HGF está há dois anos sem funcionar
A área aeroportuária que contemplava a unidade de saúde teve sua autorização vencida em 2022 por não cumprir os requisitos solicitados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)O heliponto do Hospital Geral de Fortaleza, equipamento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), está sem funcionamento há quase dois anos desde o fim da licença de operação. A última inscrição no cadastro nacional de aeródromos – documento que autoriza a realização de operações aéreas – foi em 2012, com validade de dez anos.
A área aeroportuária que contemplava a unidade de saúde teve sua autorização vencida em 2022 por não cumprir os requisitos solicitados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
De acordo com as informações repassadas pela diretoria do HGF à rádio O POVO CBN, a pista passa por procedimentos para adequar a estrutura do heliponto aos padrões da Agência. No período de funcionamento, a estrutura tinha permissão para operar.
Ainda no período de funcionamento, segundo o HGF, além do pouso de helicópteros que faziam o transporte de órgãos, a pista sediou treinamentos da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Ciopaer/SSPDS).
À rádio O POVO CBN, a Anac enviou a lista de helipontos presentes em Fortaleza. Em hospitais, são apenas dois: o Hospital São Mateus, da rede particular, e o Instituto Dr. José Frota (IJF), que também está fora de funcionamento desde 2019, mas que no último dia 9 de janeiro anunciou que retornaria com suas atividades.
A unidade de saúde esclareceu ainda que, atualmente, os procedimentos para que o heliponto receba as adequações pedidas pela Anac estão em andamento.
Com informações do repórter Luciano Cesário, da rádio O POVO CBN
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente