Bicicletar: estações de bicicletas compartilhadas terão dispositivo antifurto

AMC afirma que os equipamentos serão instalados nas 195 estações do serviço gradativamente durante 2024

As estações do serviço de bicicletas compartilhadas de Fortaleza, o Bicicletar, receberão dispositivos antifurto para coibir práticas criminosas, de acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). A instalação em todo o sistema deve ocorrer gradativamente durante 2024.

Neste mês de janeiro, os equipamentos já foram instalados em seis estruturas do Bicicletar. Uma delas é na estação Pergentino Ferreira, localizada na avenida Aguanambi, próximo ao supermercado Pão de Açúcar.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

 

Autarquia afirmou ao O POVO que não divulgará onde estão sendo implantados os novos dispositivos para não comprometer a efetividade da operação. O modo de funcionamento também não foi divulgado pelo mesmo motivo.

“Os equipamentos irão inibir práticas indesejadas, fortalecendo ainda mais a segurança dos equipamentos e proporcionando um ambiente mais protegido aos usuários”, disse o órgão por meio de nota.

Bicicletas foram recolhidas durante a madrugada para evitar roubos

Durante o período de recesso do fim do ano, bicicletas de cinco estações do serviço foram recolhidas durante a madrugada para evitar roubos. As estações escolhidas, conforme a AMC, foram as que registraram o maior índice de ocorrências:

  • Estação 05 - Frederico Borges;
  • Estação 31 - Terminal do Papicu;
  • Estação 53 - Pergentino Ferreira;
  • Estação 55 - Banco do Brasil - 13 de Maio;
  • Estação 59 - Jornal O Povo.

O POVO questionou quantos roubos foram computados, mas o órgão não divulgou a informação. O procedimento de remoção das bikes foi finalizado com foco em “reduzir qualquer prejuízo à população referente ao uso dos serviços do Bicicletar”, disse a AMC.

Ampliação do programa

Atualmente, o Bicicletar tem 195 estações implantadas em diversos bairros de Fortaleza, com 80 sendo patrocinadas pela Unimed Fortaleza e o restante mantido pela Prefeitura. Também há 13 estações do Mini Bicicletar, com bikes para crianças.

Por meio da política cicloviária Pedala Mais Fortaleza, a Prefeitura promete chegar a 300 estações para adultos e 20 para crianças até o fim de 2024. Além disso, serão disponibilizadas 100 bicicletas elétricas dotadas de pedal assistido e autonomia mínima de 50 km.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

bicicletar fortaleza bicicletas compartilhadas fortaleza amc fortaleza prefeitura de fortaleza roubos bicicletar

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar