Primeiro dia de colação de grau da UFC reúne mais de 600 alunos em cerimônia presencial

Ao todo, 2.744 concludentes e egressos devem colar grau até a próxima quinta-feira, 18; Colação retornou de forma presencial no último semestre após três anos sem a solenidade na Reitoria

22:41 | Jan. 16, 2024

Por: Mirla Nobre
UFC realiza primeiro dia do ciclo de colação de grau de 2024 na Concha Acústica, na Reitoria, em Fortaleza (foto: Yuri Allen/Especial para O POVO)

Em cerimônia presencial, cerca de 660 alunos formados pela Universidade Federal do Ceará (UFC) participaram do primeiro dia do ciclo de colação de grau da instituição na noite desta terça-feira, 16. A solenidade ocorreu na Concha Acústica, na Reitoria da UFC, em Fortaleza, e reuniu 535 concludentes em 2023.2 e 124 egressos, que manifestaram interesse em participar de forma simbólica.

Ao todo, os 2.744 concludentes e egressos devem participar da colação de grau da instituição até a próxima quinta-feira, 18, sendo o segundo ciclo após o retorno das solenidades presenciais. No semestre anterior, a cerimônia reuniu mais de mil alunos entre concluintes e egressos que colaram grau pela internet entre 7 de maio de 2020 e 31 de agosto de 2023, após a pandemia da Covid-19.

O reitor da universidade, Custódio Almeida, celebrou o momento com os formandos e destacou a importância da cerimônia. "É um momento especial está com vocês na Concha Acústica da UFC. O dia é de festa e celebração. Essa solenidade de hoje representa muito mais do que um fechamento de mais um ciclo da educação, é mais do que uma aquisição de um diploma do ensino superior e a conquista de uma profissão", afirmou.

Ainda segundo o reitor, o momento reflete o fim de um ciclo e recomeço de outro. "Não se contentem com isso porque vocês conquistaram mais do que uma conclusão de um curso de gradução, vocês conquistaram o mais. Hoje, nós celebramos a conquista da autonomia, maturidade intelectual e liberdade de ser humano [...] Que vocês sejam muito felizes", concluiu.

Para Neto Sousa, 21, formado em Publicidade e Propaganda, o sentimento é de vitória. Ele destacou as dificuldades de reaprender a aprender em virtude da pandemia da Covid-19. "É inexplicável perceber que eu consegui. Ter enfrentado a pandemia, adversidades e hoje está erguendo o diploma e dizendo 'deu certo'", disse.

Já formada no curso de Farmácia, para Lara Ferreira, 24, a colação representa uma conquista para a família. Ela conta que é a primeira da família a ter um diploma de ensino superior. "É a maior vitória da minha vida até agora. Tudo isso é pela minha família", comenta.

Formado desde 2021, durante a pandemia, o professor de matemática Reginaldo Santos, 35, disse que faltava a colação para ter o sentimento de fim de ciclo. "Fica faltando isso para fechar esse ciclo. Sentimento é de um novo passo e de muita emoção", destaca. 

No primeiro dia do ciclo de colação, estiveram presentes formados do Curso de Fisioterapia – Faculdade de Medicina (Famed), Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), Instituto de Cultura e Arte (ICA), Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes), Instituto UFC Virtual (Iuvi) e Instituto de Ciências do Mar (Labomar).

Nesta quarta-feira, 17, reúnem-se os estudantes dos Centro de Ciências (CC), Centro de Tecnologia (CT) e Centro de Ciência Agrárias (CCA). E, na quinta-feira, 18, é a vez dos alunos do Centro de Humanidades (CH), Faculdade de Direito (Fadir), Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) e Faculdade de Educação (Faced).

Veja as fotos