Centro de Fortaleza tem problemas de iluminação há cerca de um mês, dizem frequentadores
Prefeitura afirma ter encaminhado equipes técnicas aos locais para executar manutenções necessárias. Frequentadores reclamam de sensação de insegurança devido à falta de iluminaçãoO Centro de Fortaleza apresenta problemas de iluminação em ruas próximas à Catedral Metropolitana. Conforme relatos de populares, transtorno ocorre há cerca de um mês após um "apagão" ser registrado na área. Prefeitura afirma ter encaminhado equipes técnicas para executar manutenções necessárias.
O POVO esteve na região na noite dessa terça-feira, 9, e observou que algumas vias tinham postes com lâmpadas sem funcionar. Na rua Castro e Silva, pelo menos três equipamentos desse tipo estavam com as luzes apagadas, o que aumentou a sensação de insegurança dos passantes.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
LEIA: Centro de Fortaleza registra queda de energia na noite deste domingo, 7
É o caso de Alexandre Lopes, 54, que todas as noites vai ao local esperar a filha sair do trabalho. "Eu faço questão de vir pegar ela. [Às] 19 horas já fica um deserto, sem iluminação é pior. Eu nem imagino ela ir sozinha", destaca o técnico em controle de pragas.
Pelo menos mais dois postes com esse tipo de defeito foram observados na rua Costa Barros e na avenida Nepomuceno. Apesar de a região ter pontos bem iluminados, a instabilidade, somada ao pouco movimento, faz Rita de Cassia, 23, apressar o passo ao passar pela área na volta do trabalho.
"As vezes não tá bem iluminada. Sinto receio", destaca. Em um quarteirão próximo às vias, a Travessa Crato estava quase totalmente escura, com postes apagados.
Espaço é onde funciona o Raimundo dos Queijo, Patrimônio Turístico da Cidade e que faz parte do circuito carnavalesco. Prestes a viver a folia, entorno do local apresenta sensação de abandono à noite.
Falta de iluminação no Centro: problema teria começado após falha elétrica
De acordo com informações de populares ao O POVO, a escuridão na travessa e a luz queimada em alguns postes próximos foram percebidas após um "apagão" que aconteceu na área no ínicio de dezembro.
O manobrista José Rodrigues, 49, conta que uma chuva teria provocado problema em um transformador local e provocado a queda de energia. "Deu um papoco no semáforo, passou um tempo sem iluminação, e aí depois de um tempo voltou, mas aqui [na travessa] até agora nada", diz.
Ele conta ter ligado duas vez para a Central 156 e conseguido apenas números de protocolos.
O POVO esteve na Catedral de Fortaleza nos dias 15 e 22 de dezembro para acompanhar duas solenidades que ocorreram no espaço— uma delas a posse do novo arcebispo, dom Gregório Paixão. Na ocasião, boa parte dos postes posicionados na frente da igreja estavam apagados.
Nessa terça-feira, 9, a iluminação na frente da Catedral estava restabelecida. No entanto, ainda era possível registrar pontos sem luz nas ruas próximas.
Procurada pelo O POVO, a Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) informou nesta quarta-feira, 10, que a iluminação pública na Travessa Crato foi restabelecida e que equipes técnicas foram encaminhadas para os demais endereços citados pela reportagem "a fim de avaliar os casos e executar as manutenções necessárias".
A SCPS ressaltou, no entanto, que "a manutenção da iluminação pública é atendida sob demanda e que a população deve solicitar esse e outros tipos de serviços públicos pela Central 156", destacando que pelo número "não há registro de protocolo" de solicitação de serviços de manutenção para os locais citados.