Tentativa de chacina na Barra do Ceará: mulheres baleadas fizeram escudo humano para proteger crianças

Pelo menos duas pessoas morreram e 15 ficaram feridas durante tiroteio em festa no Morro do Santiago. Local tinha espaço infantil com pula-pula e música

A tentativa de chacina no Morro do Santiago, na Barra do Ceará, em Fortaleza, ocorreu em meio a uma festa com um espaço infantil na noite desse domingo, 7. Pelo menos dois homens morreram e 15 pessoas ficaram feridas. Parte das vítimas sobreviventes são mulheres que, no momento dos tiros, fizeram um escudo humano para proteger as crianças. O local na rua Santiago fica a menos de 50 metros de uma base da Polícia. 

Pelo menos três mulheres foram atendidas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cristo Redentor. Outras pessoas feridas foram socorridas à UPA do Pirambu, ao Frotinha do Antônio Bezerra e ao Instituto Doutor José Frota. Uma das feridas estaria grávida. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A festa estava cheia de crianças e adolescentes, havia pula-pula e música. Um automóvel de cor branca chegou ao local, de onde desembarcaram criminosos que atiraram contra os moradores.

O POVO apurou que o ataque está relacionado a disputa entre facções criminosas, e os responsáveis seriam da área do Parque Leblon, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. 

Francisco Cristiano Oliveira da Silva, de 34 anos, entregador de água, foi morto no local.  O outro homem, Nazariano Nogueira de Assis, morreu em unidade hospitalar. Parte dos feridos foram levados em carros particulares, e outros foram socorridos pelo Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu). 

Das 17 vítimas (15 baleadas e 2 mortas), sendo que pelo menos quatro pessoas eram adolescentes de 15 a 17 anos.

Das 15 pessoas baleadas, oito são mulheres e sete são homens.  Entre as vítimas do sexo feminino as idades são de 25, 31, 26, 16 e 15 anos de idade. Entre as vítimas do sexo masculino estão pessoas de idades de 17, 24, 23, 38, 48 e 29 anos. 

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), um homem de 26 anos e um adolescente de 16 foram detidos suspeitos de envolvimento na ação. O órgão confirmou as duas mortes e os 15 feridos. 

O nome do adulto preso é João Breno de Araújo Paulino, detido com o adolescente em Caucaia. O automóvel usado na ação e 20 munições.

João Breno foi autuado por homicídio qualificado, tentativa de homicídio, corrupção de menor e associação criminosa. Já em relação ao adolescente, foi lavrado um Ato Infracional Análogo aos mesmos crimes, exceto corrupção de menor. 

"Equipes do Departamemento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil e da Perícia Forense do Estado do Ceará foram acionadas para a ocorrência", informou a SSPDS. 

A SSPDS ressaltou, por meio de nota, que o policiamento ostensivo da região foi reforçado por meio de equipes do 20º Batalhão do Policiamento Ostensivo, além do Raio e da Força Tática, da Polícia Militar. As investigações seguem com o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). 

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, utilizou as redes sociais para comentar o caso. "Sobre o episódio de violência registrado nesta madrugada no Morro do Santiago, na Capital, que deixou dois mortos e vários feridos, nossas equipes das forças de segurança trabalham com afinco para prender os responsáveis", afirmou.

No dia 24 de novembro de 2023, duas pessoas foram mortas na Areninha localizada na rua Santiago, mesma rua da tentativa de chacina registrada nesse domingo. As vítimas tinham 22 e 28 anos de idade. Os criminosos fugiram pelos telhados das residências, mas foram detidos em seguida. 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Tentativa de chacina Barra do Ceará Morro do Santiago Fortaleza violência Fortaleza facções criminosas Ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar