Banhos em áreas com manchas no mar da Praia do Futuro devem ser evitados

As manchas são causadas por microalgas e aparecem anualmente; apesar de já serem conhecidas pelo público, organismos podem conter substâncias nocivas, conforme a Semace

13:24 | Jan. 04, 2024

Por: Kleber Carvalho
Banhistas visitam a Praia do Futuro e dão um mergulho, mesmo com o mar apresentando outra tonalidade (foto: FERNANDA BARROS)

Os locais com manchas em tons de amarelo e marrom, no mar da Praia do Futuro, em Fortaleza, não são recomendáveis para banho, conforme Superintendência de Meio Ambiente do Ceará (Semace). O escurecimento das águas acontece no início de todo ano na praia e pode representar perigos à saúde.

“É importante evitar banhos nessas áreas, pois essas massas de algas podem conter substâncias nocivas à saúde humana. Através dos canais de comunicação, a Semace esclarece que não é recomendado tomar banho em áreas escuras, uma vez que a dinâmica das algas durante o dia dificulta a demarcação dessas áreas”, afirma a Semace, em nota enviada ao O POVO nesta quinta-feira, 4.

As manchas, conhecidas pelos frequentadores, são causadas por microalgas vindas do fundo do mar para a superfície. Apesar de ignorados por alguns banhistas, os organismos, que individualmente são quase imperceptíveis aos olhos e medem até dois milímetros, podem conter substâncias nocivas à saúde.

Outro fator que exige cautela para o banho na região é a movimentação dessas microalgas. Não limitadas a um único ponto, os organismos podem atingir diversos pontos da praia.

Confira imagens das manchas observadas na praia: