Primeiro bebê de 2024 em hospitais públicos nasceria na semana do Natal

Passada uma semana da data programada para o parto, família decidiu viajar na noite do dia 31, de Madalena até Fortaleza. Mãe e criança estão bem, mas seguem internadas

12:52 | Jan. 02, 2024

Por: Kleber Carvalho
Ariel é a primeira criança nascida na rede estadual de saúde em Fortaleza em 2024 (foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

O primeiro bebê nascido em 2024 na rede estadual de saúde é um menino. O pequeno Ariel Ribeiro, que era aguardado para vir ao mundo ainda antes do Natal, no dia 23 de dezembro, nasceu à 1 hora e 16 minutos da madrugada desta segunda-feira, 1°, na maternidade do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). 

O atraso em mais de uma semana levou a família da criança a buscar uma unidade hospitalar, já que a mãe, Ariana Ribeiro, 22, entrava na 41ª semana de gestação - quando o padrão é de 40 semanas. Na noite do dia 31, ela e familiares saíram de Madalena, município do Sertão Central a 189 km da Capital, para tentar o parto cesariano no HGF.

 

Ariana conta ter se sentido honrada em saber que seu filho foi o primeiro bebê de 2024. Ela disse que agora cada passagem de ano será ainda mais especial. “Será algo maravilhoso. Vai ser uma data que eu nunca vou esquecer”, diz a mãe.

O nome da criança foi escolhido pelo pai, Francisco Ademir, também de 22 anos, que optou por destacar a letra A inicial dos nomes do casal. Ariel nasceu com 3 quilos e 600 gramas.

A mãe e a criança ainda estão internados no HGF, acompanhados da avó materna.

“Tem sido a melhor sensação, algo que eu nunca tinha sentido na vida. Só de ver o rosto, poder pegar, dar aquele amor, carinho. Não tem preço isso”, descreveu Ariana, mãe pela primeira vez.

Os outros dois "primeiros" bebês de 2024 em maternidades das redes federal e municipal nasceram no Gonzaguinha do bairro José Walter e na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac).

Na rede municipal, a primeira criança, também do sexo masculino chegou às 3 horas e 32 minutos, no Hospital Distrital Gonzaga Mota do bairro José Walter.

A outra criança estreante da madrugada nasceu na Meac 4 horas e 8 minutos.