Estudante de 17 anos de Fortaleza ganha prêmio internacional como jovem talento
Davi Barbosa tem 17 anos e vasta lista de premiações e medalhas em eventos científicos. O jovem talento foi homenageado por mudar a sociedade por meio da educação
17:43 | Jan. 02, 2024
João Davi de Morais Barbosa, um fortalezense de 17 anos, tem um currículo de dar inveja em muita gente. Recentemente, o estudante ganhou destaque internacional conquistando o prêmio International Star Kids Awards 2023, com o título “Star Achiever” (empreendedor estelar, em tradução livre). A premiação homenageia jovens talentos que mudam a sua sociedade por meio da educação.
Davi nasceu e cresceu no bairro Pirambu, em Fortaleza. Desde cedo, demonstrou paixão pela ciência e pelo conhecimento. Apesar dos desafios enfrentados em seu entorno, Davi sempre foi um estudante dedicado, o que lhe rende reconhecimento local e internacional.
Na infância, ele teve incentivo dos pais para a leitura, principalmente pela mãe. Agadiane Santos de Morais Saraiva, à época, participava do projeto “Leia para uma Criança”, do Banco Itaú. A avó, Dioneia Soares Barbosa, também teve papel central.
Davi conta que lia histórias infantis clássicas e depois passou para as histórias em quadrinhos (HQs). “Acho que histórias em quadrinhos, como A Turma da Mônica e o Senninha, são um passo fundamental e principal de cada jovem leitor”, opina.
Aos 6 anos, Davi ingressou no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros, apenas estudando em casa com os familiares. "Foi um estudo mais em casa, não teve cursinho preparatório. Foi mais meus avós me ensinando, eu devo muito isso a eles."
Leia mais
Olimpíadas científicas e a descoberta da Ciência
Durante a pandemia de Covid-19, já com 14 anos, Davi decidiu usar o tempo que tinha para estudar ainda mais e se desafiar como aluno, participando de competições acadêmicas e olimpíadas científicas. “Foi um momento em que eu quis estudar por conta própria e fazer essas competições para ver se estava rendendo”, conta.
Com estudos em casa e muita dedicação, Davi conseguiu se destacar nas competições e ganhou algumas medalhas. O jovem comenta que esse momento foi de descoberta da Ciência em sua vida acadêmica. “Comecei a explorar. Fui atrás de olimpíada que eu não sabia nem que existia, de matéria que eu nunca tinha visto, aprendi coisas novas”, explica.
Devido às medalhas nas olimpíadas científicas, ele foi convidado para estudar com bolsa no colégio particular Farias Brito e prontamente aceitou, começando no seu 1º ano do Ensino Médio, em 2022. Além disso, recebeu o convite para realizar o processo seletivo da Organização Não Governamental (ONG) Primeira Chance, onde segue como bolsista.
Incentivo à leitura e encontro com ministro
Em 2021, Davi ingressou no projeto O POVO Educação, como correspondente. O programa, realizado com a Associação Nacional dos Jornais (ANJ), desenvolve ações que facilitam a utilização do conteúdo jornalístico no ambiente escolar. Durante o período, Davi realizou programas de rádio e podcasts sobre educação e tecnologia, mudanças climáticas, entre outros assuntos.
O fortalezense também participou do projeto Planeta Jovem, em 2022, uma parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e O POVO. “(No projeto) a gente falou um pouco sobre o metaverso, educação, como aplicar alguns conceitos no dia a dia do professor, no cotidiano da Educação Nacional. Foi bem bacana essa experiência”, afirma.
No Farias Brito, Davi ingressou na Academia Jovem de Letras (AJL) e, em seu primeiro ano, foi eleito como secretário-geral. Agora, já no segundo ano na Academia, foi eleito como presidente, onde promove a literatura, a poesia e a expressão artística entre os estudantes. "A gente sempre participa de eventos literários. Mais ou menos em outubro de 2023, participei de um evento no Palácio da Luz com o ministro Camilo Santana", conta.
Reconhecimento internacional
Recentemente, Davi ganhou destaque internacional conquistando o prêmio International Store Kids Awards 2023, com o título “Star Achiever” (empreendedor estelar, em tradução livre). A premiação homenageia jovens talentos que mudam a sociedade por meio da educação.
“O Time do International Store Kids Awards, ressaltou justamente essa parte da literatura. Hoje, o Brasil carece de leitores, cerca de 80% dizem que não tem incentivo para ler, então tento promover essa imersão do jovem do estudante na literatura — tanto cearense, quanto brasileira, quanto internacional”, afirma.
Segundo Davi, as experiências escolares e extraescolares o ajudaram a conquistar o prêmio: “Todo projeto que participei falando sobre educação e outros temas importantes em rádios e podcasts também contribuíram para a conquista desse prêmio. Não é uma vitória só minha, mas de toda juventude cearense e, especialmente, pirambuense".
Além disso, o jovem dedica parte de seu tempo dando palestras em escolas públicas e privadas, compartilhando sua história e motivando outros adolescentes a persistirem em seus sonhos. “Gosto sempre de ressaltar como é transformador o poder da educação, porque essa escola em que estou estudando hoje, em condições normais, eu não estudaria”, enfatiza.
Ele completa dizendo que a falta de leitura é uma crise humanitária que deve ser combatida. “Uma crise de leitura é uma crise humanitária. Não se pode fazer qualquer profissão sem antes ler, sem antes passar por um professor. Então isso que eu gostaria de incentivar”, afirma.