Réveillon de Fortaleza: 2ª noite de shows tem multidão e mistura de ritmos

Público voltou a lotar Aterro da Praia de Iracema para assistir a atrações como Péricles, Luísa Sonza, Xand Avião, Marisa Monte entre outras

21:30 | Dez. 30, 2023

Por: Carolina Passos
Luísa Sonza foi uma das estrelas da segunda noite de shows no Réveillon da Aterro da Praia de Iracema (foto: Samuel Setubal)

Misturando pagode, forró, axé, pop, sertanejo e MPB, a segunda noite da festa de Réveillon de Fortaleza no Aterro da Praia de Iracema, ocorreu neste sábado, 30. Com uma programação repleta para todos os gostos musicais, a noite reuniu uma multidão nas areias e nove atrações no palco como Mara PavanellyNonato LimaLuísa Sonza e Péricles dentro de uma lista que inclui ainda Marisa MonteBell MarquesMurilo HuffMari FernandezXand Avião.

Mara Pavanelly abriu a noite de shows ao lado de Nonato Lima, um dos grandes nomes do acordeon cearense. Logo em seguida foi a vez de umas das atrações mais esperadas da noite, Luísa Sonza.

“Chico”, a música de mais sucesso do seu novo álbum “Escândalo Íntimo”, também entrou no setlist da cantora gaúcha. Ela trocou o nome de seu ex-namorado Chico Moedas da letra e cantou apenas o trecho “se me quiseres” que foi acompanhada pela multidão na praia.

O rapper cearense 6utto fez uma participação especial no show da artista e cantou “Invicto”, de composição sua. A presença do cearense se deu após o interesse da própria Luísa em ter um músico local em seu show.

O estudante Micael de Souza, 17, morador do município de Morrinhos, viajou 183 quilômetros para Fortaleza com um grupo de amigos para assistir a todas as atrações da noite e chegou cedo para ficar bem na frente do palco. “Eu sou muito fã da Luísa e estou realizando um sonho de assistir. Também vou ter a oportunidade de assistir ao Péricles e a Marisa Monte, eles são perfeitos“, celebrou o estudante. 

Seguindo a mesma linha , o pagodeiro Péricles encantou o público com suas músicas de pagode romântico de vários sucessos. Diego Maia, 38, fã de pagode, passou muitos anos sem curtir o Réveillon da Capital pois não sabia da área de acessibilidade disponível para pessoas com deficiência (PCD).

“Está super incrível, agora que descobri isso vou voltar sempre. Também descobri a área de acessibilidade no Carnaval e aproveitei muito. Amo o Péricles e agora posso aproveitar meu pagode”, disse o autônomo.

O secretário da Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, avalia que o Réveillon, além de ser o cartão postal da cidade, representa o momento em que os artistas daqui se apresentam e mostram a sua força para o Brasil.

“Hoje nós tivemos aqui a Mara Pavanelly e o Nonato Lima que é um sanfoneiro que tocou em festivais na África recentemente e em festivais de jazz na França com o maior instrumento que é a sanfona. Eu estou muito feliz porque o forró é uma linguagem nossa, e o povo recebe muito bem”, afirmou o secretário.

Os amigos Nino Gomes, 17, e Alexia Portela ,20, também chegaram cedo ao Aterro para ficar perto do palco e ver seus ídolos de perto. “Chegamos aqui às 18 horas, passamos muito perrengue para ver o Murilo Huff e Mari Fernandes, vamos ficar até o final. Trouxe até um cartaz e um moletom para ele ver“, declarou a jovem empolgada.

A música popular brasileira também teve vez, Marisa Monte entrou logo em seguida com seus grandes sucessos como “ Beija eu”, “Ainda bem”, “Depois”, “Vilarejo”, “Já sei namorar” e para testar a memória dos fãs a artista resolveu cantar a música que já não interpretava há tempos, “Ainda lembro”. O cearense Waldonys também fez uma participação no show.

A noite também teve espaço para o forró e axé de Xand Avião e Bell Marques que agitaram as areias da Praia de Iracema. Murilo Huff e Mari Fernandez encerram a noite apresentando muita sofrência misturada com o sertanejo.

Neste ano, a Capital cearense celebra o evento pela primeira vez durante três dias: 29, 30 e 31. Na sexta-feira, quem subiu ao palco foi o cantor Roberto Carlos. No domingo, grande dia da virada, será a vez de Marina Sena, Ney Matogrosso, João Gomes, Wesley Safadão, Titãs, Alok, Taty Girl, Paulo Benevides, Giovana Bezerra e Camila Marieta. 

Réveillon conta com operações de tráfego, transporte, saúde, segurança e limpeza urbana

Para garantir os três dias de festa no Réveillon, Fortaleza terá reforço nas operações de tráfego, transporte, saúde, segurança e limpeza urbana. Na última quarta-feira, 27, a Prefeitura divulgou o Plano Operacional do Réveillon 2024.

A operação de trânsito conta com 224 agentes e operadores de tráfego por dia. Desde ontem, diversos trechos das vias na Praia de Iracema foram bloqueados para permitir a festa, o que impactou no desvio das linhas de ônibus que operam regularmente no sentido Leste/oeste e Oeste/Leste.

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) reforçou a oferta de ônibus entre a sexta-feira, 29, até o domingo, 31, com 180 veículos extras e sete linhas especiais expressas, saindo dos terminais de integração. A empresa orientou que as pessoas priorizem o transporte coletivo, táxis e veículos por aplicativo para realizar os deslocamentos.

Plano contempla incremento no efetivo de segurança, com 850 agentes da Guarda Municipal de Fortaleza nos três dias de festa, quando também devem estar atuando 450 agentes de fiscalização.

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) atuará com uma equipe de 81 bombeiros militares, 12 guarda-vidas e seis vigilantes. O efetivo da Polícia Civil do Estado é de 117 agentes e o da Polícia Militar do Estado do Ceará, 1.751 policiais.