Abrigo em Fortaleza denuncia atropelamento de cadela por caçamba de lixo

De acordo com o Abrigo São Lázaro, responsável pela denúncia, o veículo responsável pelo atropelamento não prestou socorro ao animal, que faleceu. Prefeitura diz que caso é apurado

16:47 | Dez. 30, 2023

Por: Mario Henrique Lima
Abrigo de Fortaleza denuncia atropelamento de cadela no bairro Bom Jardim (foto: Reprodução/Instagram@abrigosaolazaro)

Ativistas do Abrigo São Lázaro denunciam o atropelamento de uma cadela, nessa quinta-feira, 28, por uma caçamba de lixo no bairro Bom Jardim, por volta do meio-dia. Moradores da região relatam que, após o atropelamento, não houve prestação de socorro. O cachorro ficou gravemente ferido.

O animal, que se chamava Helena, foi resgatado pelo abrigo. Foram abertas campanhas para arrecadar fundos, que culminaram em internação no hospital veterinário Vet Clinic, mas Helena não resistiu e morreu na manhã de sexta-feira, 29.

"A gente não oficializou a denúncia. Como esse período é final de ano, as coisas não estão funcionando integralmente", destacou Bárbara Dantas, presidente do Abrigo São Lázaro, sobre os próximos passos.

Em conversa com O POVO, Bárbara cita os moradores do local como as principais fontes sobre o ocorrido, pois o espaço do acidente não tinha câmeras visíveis.

"O rapaz que a recolheu (a cadela Helena) não viu câmeras lá. Como não tinha câmera, a gente não sabe o que realmente aconteceu, só sabe o que o pessoal fala", completa.

O veículo responsável pelo acidente foi indicado como uma das caçambas da Prefeitura de Fortaleza que "recolhem entulho nos canteiros centrais". O POVO procurou a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SCSP), que informou apurar as circunstâncias de um possível atropelamento contra um animal doméstico.

A cadela Helena chegou a passar por cirurgia, mas não acordou da anestesia. "A gente ainda tem que pagar internação, cirgurgia... Porque ela chegou já muito debilitada, já tinha perdido muito sangue", diz Bárbara.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) ressaltou a importância do registro do Boletim de Ocorrência (B.O), que pode ser feito presencialmente, em qualquer delegacia.

"O registro também pode ser feito na Delegacia Eletrônica (Deletron), no site https://www.delegaciaeletronica.ce.gov.br, em qualquer hora do dia ou da noite. A Deletron atende todo o Ceará. A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) é a unidade responsável por investigar o caso”, completa a SSPDS, em nota. (Colaborou Penélope Menezes)

Abrigo em Fortaleza denuncia atropelamento: como ajudar

Por se tratar de uma ONG, o Abrigo São Lázaro precisa de ajuda constante. Para maiores informações de campanhas e como doar, acesse o instagram do abrigo. As doações em dinheiro podem ser feitas pelo Pix CNPJ : 13043465/0001-71