24 pessoas são presas em Fortaleza durante operação policial
Operação "Focus" realizou abordagens e cumpriu mandados de prisãoA operação "Focus", deflagrada nessa sexta-feira, 29, com objetivo de Combater os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), resultou na prisão de 24 pessoas em Fortaleza.
Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), além de cumprir mandados de prisão e detectar irregularidades, também foram realizadas abordagens a pessoas e veículos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
As pessoas presas são investigadas por tráfico de drogas, homicídios, roubo, furto, estupro, integrar organização criminosa, dentre outros crimes.
Um dos presos é José Newton Vital da Silva, de 55 anos. O homem foi preso no bairro Cidade 2000 e tem passagens por porte ilegal de arma de fogo, e roubo. Contra o homem foram cumpridos mandados de associação criminosa e homicídio.
Cinco pessoas foram presas nos bairros Autran Nunes e Dom Lustosa investigadas por crime de furto, tráfico de drogas e estupro. Conforme a SSPDS, no total, foram 25 mandados judiciais cumpridos e 24 pessoas capturadas.
Em caso de denúncias o órgão orienta o contato do 181 (disque-denúncia) ou o (85) 3101.0181, que é o numero de WhatsApp por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.
No dia 11 de dezembro outra edição da operação Focus resultou na prisão de 12 pessoas em Fortaleza e RMF. Entre os capturados, estão dois suspeitos de participação em um triplo homicídio e um duplo homicídio registrados entre junho e novembro, no município de Baturité. Francimar da Silva Santos, de 29 anos, e Charlison Carvalho da Silva, de 19 anos.
No duplo-homicidio registrado no mês de novembro, foram mortos um homem e uma mulher, Vilmar Moreira da Silva e Antônia Livia Gomes dos Santos. A bebê deles de nove meses de idade foi baleada e ficou órfã. Após a elucidação do caso a Justiça expediu o mandado de prisão dos acusados.
No dia 15 de dezembro a Polícia Militar do Ceará (PMCE) deflagrou a operação "Força-Total" no Distrito Federal e em 26 estados brasileiros, incluindo o Ceará. A iniciativa do Conselho Nacional dos Comandantes Gerais (CNCG) está na 2ª edição.
Na ocasião, o comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Klênio Savyo, afirmou que o objetivo das ações é a redução da violência e, em específico, a diminuição dos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) e os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) por meio do desarmamento, com apreensão de armas.