Passe Livre Estudantil não funcionará durante as férias escolares em Fortaleza
A Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) pondera que, somente após o retorno das aulas, entre o meio e fim de janeiro de 2024, o benefício voltará a funcionar normalmenteOs estudantes que tentaram utilizar o Passe Livre Estudantil foram surpreendidos pela cobrança de R$ 1,50 — valor da tarifa estudantil por cada trajeto nos coletivos — ao pegarem o transporte público nesta quarta-feira, 27.
A suspensão do benefício, no entanto, já estava prevista desde o início da tramitação do Passe Livre na Câmara Municipal de Fortaleza — que ocorreu no fim de setembro deste ano.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Como está previsto apenas para dias letivos — não incluindo fins de semana e feriados —, o benefício tem aplicação suspensa também no período de férias escolares.
A Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) esclarece que o Passe Livre Estudantil segue o calendário letivo das instituições de ensino da Capital, não sendo, portanto, válido para o período de férias escolares.
Com isso, a concessão do benefício será interrompida a estudantes do ensino básico a partir do dia 29 de dezembro e se manterá da mesma forma até 15 de janeiro de 2024. Portanto, o estudante pagará a tarifa estudantil quando passar a carteirinha nos ônibus, sem a gratuidade de duas passagens.
Já para os estudantes do ensino superior, a medida também entrou em vigor no dia 26 de dezembro, e eles somente poderão passar a usufruir da gratuidade do Passe Livre Estudantil novamente no dia 28 de janeiro.
No meio período, o estudante ainda pode utilizar a tarifa estudantil de R$ 1,50, mas não terá direito às duas passagens gratuitas disponibilizadas diariamente.
A SCSP pondera que, após o retorno das aulas, o Passe Livre estudantil voltará a funcionar normalmente.
"A definição do calendário foi realizada por meio de consulta às instituições de ensino municipais, estaduais e federais, bem como às instituições privadas, que informaram as datas dos seus respectivos períodos letivos", diz ainda a pasta.
Balanço desde novembro de 2023
O Passe Livre Estudantil passou a valer dia 13 de novembro deste ano e registrou 2.747.758 passagens gratuitas. Somente em dezembro, até a última sexta-feira, 22, foram 1.363.075 passagens concedidas.
Desde o início do funcionamento, em média, 70 mil pessoas utilizam diariamente o benefício. Entre os dias 18 e 22 de dezembro, o número teve uma leve queda, registrando 68.267 utilizações.