Linhas do Terminal do Papicu serão realocadas para terminal provisório em janeiro de 2024

A entrada dos pedestres continuará no acesso tradicional, pela rua Pereira de Miranda. Uma plataforma coberta será instalada para o deslocamento entre o Terminal e a plataforma provisória

18:07 | Dez. 27, 2023

Por: Lara Vieira
FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL 27-12-2023: Fotos: Seinfra entrega terminal de ônibus provisório no Papicu. (Foto: Yuri Allen/Especial para O Povo) (foto: Yuri Allen/Especial para O Povo)

As linhas de ônibus que operam no Terminal do Papicu, em Fortaleza, serão realocadas para um novo terminal provisório, situado a poucos metros da antiga plataforma e interligado por uma passarela provisória, a partir do próximo dia 8 de janeiro. A mudança ocorre em decorrência da demolição da plataforma B do terminal devido às obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza.

De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a mudança não afetará as operações no terminal planejadas para o Réveillon. Confira as linhas de ônibus que sofrerão a alteração:

027 – Siqueira / Papicu / Aeroporto
087 – Expresso / Siqueira / Papicu
030 – Siqueira / Papicu / 13 de Maio
823 – Bom Jardim / Montese / Aldeota
038 – Parangaba / Papicu
089 – Expresso / Parangaba / Papicu
044 – Parangaba / Papicu / Montese
094 – Expresso / Parangaba / Aldeota
076 – Cj. Ceará / Aldeota / Papicu
096 – Expresso / Cj. Ceará / Papicu
086 – Bezerra de Menezes / Santos Dumont
286 – Expresso / Antônio Bezerra / Santos Dumont
092 - Antônio Bezerra / Papicu / Praia de Iracema
016 – Cuca Barra / Papicu
810 – Praia do Futuro / Papicu
813 – Praia do Futuro / Papicu / ED
841 – HGF / Papicu / Riomar
831 – Cidade 2000 / HGF / ED
031 – Av. Borges de Melo / Papicu I
042 – Antônio Bezerra / Francisco Só / Papicu
045 – Cj. Ceará / Papicu / Montese
051 – Grande Circular I
069 – Lagoa / Papicu / Via Expressa
680 – José Walter / Papicu / Cidade Jardim
814 - Castelo Encantado / Papicu
901 – Dom Luis / Papicu / Centro
903 – Varjota / Centro
913 – Serviluz / Papicu

De acordo com Carlos Alberto, coordenador do Terminal do Papicu, estão planejadas mudanças nos pontos de paradas no local.

“Algumas das linhas do terminal vão ficar operando na plataforma A, e outras serão alocadas para o terminal provisório. Na nova plataforma, vão operar 27 linhas”, comenta o gestor.

A nova plataforma foi construída pela Secretaria da Infraestrutura do Governo do Ceará (Seinfra) e cedida para a Etufor. O local liberado será utilizado para permitir que no subterrâneo sejam realizados os serviços de fundação, sondagem e instalação da mureta-guia da futura Estação Papicu da Linha Leste.

O coordenador de obras da Seinfra, Gabriel Maia, explica os motivos para a construção da nova plataforma provisória.

“Uma parte do terminal do Papicu será demolido porque a segunda estação subterrânea da Linha Leste passará por esse local. Nesse meio, faremos a execução da parede diafragma, que é a contenção. Será cavado trinta metros e depois começa a construir a estação de baixo pra cima. Terminada [a obra], o terreno será aterrado e a plataforma demolida será reconstruída e entregue para a prefeitura de novo”, explica.

Uma plataforma coberta será instalada para que os passageiros possam se deslocar entre o terminal do Papicu e a plataforma provisória.

De acordo com a Etufor, o descolamento só será permitido na plataforma, não sendo autorizada a entrada pela entrada e saída dos ônibus. A entrada dos pedestres continuará no acesso tradicional, pela Rua Pereira de Miranda.

A solenidade de entrega do equipamento pelo Governo do Estado para a empresa que administrará o terminal provisório ocorreu na manhã desta quarta-feira, 27.

Na ocasião, gestores e idealizadores do projeto assinaram o documento de sessão da plataforma, além de terem uma visita ao novo local. Foram investidos cerca de R$ 3 milhões na construção da plataforma provisória.

Antonio Ney, secretário de infraestrutura do Ceará, declarou que a obra da Linha Leste tem previsão de conclusão para dezembro de 2026.

“Mas, ao longo do tempo, vão ser feitas várias entregas em relação às estações e a saída das tuneladoras. Quando as obras aqui forem concluídas, a linha será passado para que o Metrofor execute as operações do metrô”, explica.

A Linha Leste terá 7,3 quilômetros de extensão, fará o percurso entre o Centro e o Papicu, com um tempo total estimado de 15 minutos, e contará com cinco estações, sendo uma de superfície (Tirol-Moura Brasil) e quatro subterrâneas (Chico da Silva Leste, Colégio Militar, Nunes Valente e Papicu).

O empreendimento fará conexão com as linhas Sul e Oeste, além do VLT Parangaba-Mucuripe e o terminal de ônibus do Papicu.