Funcionário de estação de metrô em Fortaleza é morto quando chegava ao trabalho
Ivo Andrade, de 40 anos, trabalhava na bilheteria da estação localizada no Conjunto Ceará e era corredor de rua. O rapaz foi vitima de latrocínio (roubo seguido de morte)
09:06 | Dez. 27, 2023
Um homem identificado como Francisco Ivo Alves Andrade, 40 anos, foi morto a golpe de faca por assaltantes quando chegava ao local de trabalho, na manhã desta quarta-feira, 27. O rapaz era funcionário da estação do Metrofor localizada na avenida avenida J, bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza.
Conforme testemunha ouvida pelo O POVO, a vítima entrava cedo, por volta das 5h30min, e estava a caminho da bilheteria da estação quando foi abordada por criminosos armados a faca, que teriam anunciado o assalto. Durante a ação, Ivo foi ferido no peito e não resistiu aos ferimentos.
O rapaz era praticante de corrida de rua, querido por amigos e moradores do bairro. Ivo é citado por colegas como uma pessoa prestativa e bondosa.
Neste mês de dezembro, ele havia recebido seu primeiro certificado por completar uma meia-maratona. A mãe da vítima estaria completando aniversário nesta quarta-feira, 27.
De acordo com uma moradora de nome preservado, a área em que aconteceu o crime é precária em segurança e criminosos que são do distrito de Jurema, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, frequentam, constantemente, a estação, no intuito de atacar as pessoas.
"A gente vive assustado, e sempre eles vêm para o lado de cá para assaltar. É qualquer horário do dia. Já foi solicitado para colocarem câmeras, pois é uma área de passagem de trabalhadores que precisam pegar o trem. Talvez agora coloquem depois que uma vida se foi", descreve a fonte.
O POVO apurou que, após a ação, os criminosos seguiram em direção ao Araturi. Eram quatro assaltantes, conforme testemunhas. Um vídeo de câmeras de segurança mostra quatro suspeitos fugindo. Conforme fontes policiais, são os mesmos que abordaram o rapaz.
Viaturas da Polícia Militar patrulhavam na área em busca do grupo, e foi realizada a perícia. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) esteve no local realizando os primeiros levantamentos. O aparelho celular de Ivo teria sido subtraído.
O POVO solicitou informações à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e ao Metrofor. A SSPDS divulgou, em nota, que o caso é investigado pela Polícia Civil por meio da 2ª Delegacia do Departamento de Homicídios.
A Companhia de Transportes Metropolitanos lamentou a perda do funcionário terceirizado. Ivo trabalhava como bilheteiro na linha Oeste do Metrofor. "Todo apoio à família está sendo prestado nesse momento por meio da empresa terceirizada no qual a vítima era contratada", afirmou.
"O Metrofor informa ainda que adota as medidas para colaborar com o trabalho da Secretaria da Segurança Pública na identificação dos autores do crime", completa a nota.
Homenagens e mensagens de pêsames
Amigos e moradores do bairro comentaram nas redes sociais sobre Ivo. Uma das descrições é de uma moça, que o pai utiliza a estação de metrô todos os dias. Ao saber da morte, o senhor relatou que o bilheteiro era bondoso e atencioso com as pessoas que passavam por ali. Por algumas vezes, o homem chegou no momento em que o trem já se aproximava e o profissional deixava ele passar e pagar no dia seguinte para que não se atrasasse no emprego.
Outro relato é de que o Ivo era prestativo e gostava de incentivar os colegas corredores. No armário dele, dezenas de medalhas. A rotina diária era de casa, estação de metrô, a noite durante a semana as corridas e treinos. A vizinhança descrevia que Ivo passava sempre com sua garrafa de café e que sua forma atenciosa com as pessoas era percebida por meio de seus atos. "Ele ficava na parada de ônibus para que minha tia não ficasse sozinha", comentou uma moradora.
Os colegas corredores se reuniram, todos deram uma contribuição financeira para auxiliar nos gastos de funeral, sepultamento e a coroa de flores que o homenageia. No momento de dor, a solidariedade e atenção cativada por Ivo prevaleceu.
O velório ocorre na Arca de Noé, bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza, nesta quarta-feira, 27. O sepultamento deve ocorrer na quinta-feira, 28, no Cemiterio Jardim do Éden, 9 horas.