Preservação de microparques em Fortaleza: jovens receberão R$ 400 para atuar na conservação

Projeto da Prefeitura de Fortaleza visa envolver jovens na preservação do meio ambiente e edital selecionará 120 pessoas entre 15 e 29 anos para serem monitores

Fortaleza: Prefeitura lança programa que envolve jovens na preservação de microparques

A Prefeitura de Fortaleza lançou, nesta terça-feira, 26, o programa Juventude no Parque, que busca envolver os jovens na "preservação e promoção" de microparques na Cidade. No total, 120 jovens entre 15 e 29 anos serão  monitores de microparques em Fortaleza durante 12 meses. Recebendo um valor mensal de R$ 400, os bolsistas vão ajudar na conservação dos equipamentos e devem ainda assumir "atividades de educação ambiental com os moradores do entorno".

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Lançamento do projeto ocorreu de forma simbólica no Microparque Santa Luzia, situado no Conjunto Ceará II e um dos mais recentes equipamentos desse porte a serem entregues pelo Município. Evento contou com apresentações musicais, doação de mudas, jogos ambientais e exposições científicas. 

Estiveram presentes no espaço personalidades públicas como Élcio Batista, vice-prefeito de Fortaleza, Luciana Lobo, secretária do Urbanismo e Meio Ambiente, e Davi Gomes, titular da Secretaria da Juventude. Eles participaram das atividades e apresentaram o programa para as pessoas presentes.

 

Proposta atraiu jovens como Giovanna Maria, 22, que ficou sabendo do projeto por meio das redes sociais e foi pessoalmente conferir o lançamento. Moradora do bairro Granja Portugal, ela conta que sempre teve contato com a natureza e garante que vai tentar conseguir a bolsa para atuar fazendo o que gosta.

"Perto da minha localização, do lugar onde moro, tem muita praça descuidada. Essa iniciativa também é boa para deixar um ambiente mais legal para as famílias, pra galera que gosta de jogar (...) E também para aproveitar o espaço", diz Giovanna, enquanto segura nas mãos uma das mudas que angariou durante o evento. 

Wagner Lucas, 22, também conta ser um aliado da causa ambiental, mas confidencia que o retorno financeiro da iniciativa é uma das coisas que mais chamam atenção no projeto. Quase sem conseguir ir ao evento por não ter o dinheiro da passagem, o recurso recebido como bolsista poderia ajuda-lo no dia-a-dia.

"Eu pretendo participar (do programa). Só estou esperando o edital sair para saber como vai ser (...) Mas estou 100% querendo participar, porque vai me ajudar muito financeiramente (...) É algo que vai ajudar não somente a mim como toda à comunidade", diz o estudante. 

Iniciativa faz parte da agenda ambiental de Fortaleza

De acordo com Luciana Lobo, secretária do Urbanismo e Meio Ambiente, o programa surge de uma conexão entre políticas públicas de Fortaleza. Pasta tem como proposta entregar, ao todo, mais 27 microparques até o fim de 2024, e afirma desenhar cada passo da ação com a participação das comunidades.

"(É importante) A gente pegar essa juventude e deixar neles uma marca bem forte dessa proteção não só do verde como também das áreas públicas da Cidade. As áreas públicas são áreas comuns que precisam ser cuidadas por todos", destaca também a representante.

Élcio Batista, vice-prefeito de Fortaleza, também destacou a importância da participação da juventude e afirmou que o programa faz parte da "agenda ambiental" de Fortaleza.

"Esse projeto faz parte de uma grande estratégia que a cidade de Fortaleza tem, que é de fazer investimentos na sustentabilidade, no meio ambiente, buscando fortalecer as áreas verdes, as áreas públicas, para que as pessoas possam usar esses espaços como espaços públicos de qualidade", diz.

Confira fotos do momento:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

microparques fortaleza lançamento juventude no parque

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar