Praia de Iracema no Réveillon: Semace realiza coleta de balneabilidade nesta terça

Resultado dos testes de balneabilidade devem ser divulgados na sexta, 29, e ditar quais trechos estarão próprios para banho durante o Réveillon na Capital

17:59 | Dez. 26, 2023

Por: Mateus Brisa
Canal fluvial na praia dos Crush, atualmente imprópria (foto: FÁBIO LIMA)

A coleta de amostragem da água do mar da orla de Fortaleza, realizada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) para determinar os trechos próprios para banho, foi realizada nesta terça-feira, 26. O órgão efetua a coleta semanalmente às segundas, mas atrasou nesta semana devido ao alto fluxo de banhistas na Capital ontem, 25, feriado de Natal, dia em que dezenas de pessoas se banharam em um buraco com água suja na Praia dos Crush.

Os resultados devem ser divulgados na sexta, 29, e último boletim do ano sobre a balneabilidade da Semace de 2023 deverá definir se a Praia de Iracema, um dos principais points para turistas e fortalezenses durante o Réveillon, estará apta para receber banhistas. Isso inclui um trecho controverso da Capital: a Praia dos Crush, que esteve imprópria ao longo de quase 80% do ano.

Conforme a Semace, um trecho de mar pode ser apontado próprio para banho “quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, houver no máximo 100por 100 mililitros da amostra”.

O trecho também conhecido como Praia do Lido, na altura do Centro Cultural Belchior, esteve impróprio no boletim mais recente, referente ao período entre 18 e 24 de dezembro. A Semace confirmou que os dados também se aplicavam ao dia 25. O fato não impediu que diversas pessoas se banhassem na piscina de cor esverdeada..

Segundo o infectologista Keny Colares, a saúde de quem visita um trecho litorâneo considerado impróprio pode ser prejudicada.

“A areia pode estar contaminada com parasitas e causar problemas de pele. Depois, o contato com a água pode causar infecções intestinais, até mesmo alguns tipos de hepatite, e pode infectar alimentos”, aponta ele.

A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) foram demandas sobre balneabilidade durante o “feriadão” de Réveillon. Está previsto um festival com três dias de programação musical, da sexta ao domingo, 31.

As pastas foram questionadas se haverá alguma ação, como sinalização ou agentes em campo, caso o boletim da Semace indique áreas impróprias para banho, visto que é tradicional a entrada no mar durante a virada de ano.

Representando os órgãos mencionados, a Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) informou que o “plano operacional de limpeza urbana prevê quatro dias de limpeza e seis dias de lavagem na região do evento, com mais de 300 profissionais envolvidos, entre garis e corpo técnico. Os serviços ocorrem antes e depois de cada evento”.

A nota enviada não responde sobre orientações à população quanto a balneabilidade e contaminação do mar. Ainda, relembra que a Seinf executou um desvio na rede de drenagem que convergia para o mar. O desvio permite o bloqueio do fluxo durante o período de Sol. “Ainda é possível que ocorra alguma contaminação residual, sobretudo em época de chuva”, diz a nota.

Segundo o texto, as medidas foram realizadas no mês de novembro. Além do desvio, “a gestão municipal realizou a limpeza da área da praia removendo toda a areia contaminada do local para o aterro sanitário. (...) Após as chuvas dos últimos dias, a Prefeitura tem reforçado os serviços de limpeza da região”.

Já a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) foi demandada por atualizações sobre a atuação do órgão junto à Prefeitura de Fortaleza no que tange as ligações clandestinas de esgoto na Praia de Iracema.

A empresa informou que está marcada para essa quarta-feira, 27, uma reunião interna entre os gestores. O encontro tem o objetivo de determinar de que forma a Cagece poderá contribuir na regularização do saneamento, processo que será conduzido pela Seinf.

Atualizada às 9h48min de quarta-feira, 27