Praia do Futuro é destino de fiéis em 1º dia do "feriadão" de Natal

Além de fortalezenses, diversos turistas religiosos visitaram a Praia do Futuro neste sábado, 23. Movimento era intenso no 1º dia do "feriadão" de Natal

07:00 | Dez. 24, 2023

Por: Mateus Brisa
FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL, 23.12.2023: Praia do Futuro fim de semana com jeito de feriadão. (foto: FÁBIO LIMA)

O início do “feriadão” de Natal foi de mar, sol ameno e, para alguns, celebração de fé na Praia do Futuro, em Fortaleza. A presença de turistas e de fiéis que vieram ao Ceará para visitar Juazeiro do Norte e Canindé, municípios a 489,2 e 121,3 quilômetros de distância da Capital, respectivamente, chamou a atenção na manhã desse sábado, 23.

Anualmente na barraca Cuca Legal, o turismo religioso gera um aumento de público a partir de setembro, segundo Manfrine Benavenuto, gerente operacional da empresa. Nesse sábado, o público da barraca cresceu 35%, em comparação com a semana passada, estima ele.

“São pessoas que saem do Piauí, passam em Canindé e param na Praia do Futuro. Atendemos esse público há 30 anos e já se formou um vínculo, por grupo de WhatsApp, com fiéis, motoristas de ônibus e organizadores”, conta.

Um viajante que já se considera frequentador da Praia do Futuro é Raimundo dos Santos, de 70 anos. O roteiro em terras cearenses se encerra após a missa da meia-noite do dia 25. Piauiense, ele e a família realizam a excursão para Fortaleza “pelo menos duas vezes no ano”.

Já a família de Lucimar Lima conheceu a Praia do Futuro neste sábado. “Lá em Teresina a gente não mora perto da praia. Quem mora aqui perto e não vem visitar, não sabe o que está perdendo”, desafia ela.

Apesar de ser sua primeira visita, Lucimar já anseia pela próxima: “Para ano que vem, desejo coisas melhores e que eu esteja aqui novamente”.

A visão de Lucimar é compartilhada por Maria de Fátima da Rocha, 45. A família dela chegou na orla com mochilas nas costas. Moradores de Picos, no interior do Piauí, eles também não moram próximo ao litoral.

Quando questionada sobre os projetos para 2024, Maria de Fátima tem apenas uma certeza. “A gente tem planos e Deus tem outros, mas resta desejar vir para cá mais dias”, conta ela, enquanto aplica protetor solar.

Estar de novo na Praia do Futuro, no porvir, também é um desejo de ano novo de Diusinede Moura, 41. “Com esse vento e esse frescor maravilhoso, a gente se sente muito bem”, relata ela.

A renovação com o novo ano é fonte de esperança para Diusinede, que, em 2023, teve uma “surpresa”: seu pai perdeu a visão. A maranhense aproveitou a rota religiosa para, em Canindé, cumprir uma promessa.

Diusinede relata que, em busca de melhora para o pai, prometeu diminuir o tamanho do cabelo da filha mais nova, Maria Alice. E assim o fez. “Meu pai está enxergando com um olho. Por isso hoje estamos celebrando”, diz.

Em meio a lágrimas, a maranhense relembra que sua filha mais velha nasceu prematura e que fez a mesma promessa, à época. Veio da pequena Maria Alice, neste ano, a ideia de prometer aos santos o cabelo em troca da saúde.

“Em 2024, desejo saúde, prosperidade e que eu venha aqui de novo”, conta.

“Fortaleza é bom demais”

Os elogios à Praia do Futuro não foram poucos entre os cidadãos ouvidos pelo O POVO. O professor José Valdo Camurça, 68, é frequentador do local e destaca que “é uma delícia por causa da brisa e do banho de mar”.

Gerente operacional da barraca Cuca Legal, Manfrine Benavenuto espera que o poder público se dedique à Praia do Futuro, para que “se torne um polo gastronômico, um grande ecossistema, que vire referência para o País todo e, consequentemente, traga turismo para cá”.

“O clima agradável é o que há de melhor nas praias do Ceará”, complementa José Valdo Camurça. A família dele aproveitará o réveillon na Praia da Caponga, em Cascavel, a 62,9 quilômetros de distância da Capital.

Outro ponto que o professor destaca é a hospitalidade dos cearenses. Entre uma residência no bairro de Fátima e outra em São Paulo, José Valdo ouviu muitos relatos de turistas que visitaram Fortaleza e afirmaram que morariam aqui. “Fortaleza é bom demais”, conclui.

Também visitante assídua da Praia do Futuro, Sabrina de Almeida, 36, destaca que “apesar de não gostar de banho (de mar), só a maresia já refresca bastante”. Para ela, Futuro é “uma das mais praias bonitas do Estado”.

Perguntada sobre a pesquisa que mostra a capital cearense como cidade mais buscada para Réveillon 2024, a supervisora brinca que “Fortaleza é a cidade maravilhosa, banhada e rica em praia. Acho que a gente poderia estar nesse ranking em primeiro [lugar]. A Beyoncé poderia ter vindo para cá”.