Encerramento do Natal de Luz encanta e traz a magia natalina à Praça do Ferreira
Evento ocorreu na noite deste sábado, 23, e contou com a apresentação do Reisado Nossa Senhora da Saúde e do tradicional Coral de LuzOlhos brilhantes, ouvidos atentos e corpos embalados pela música. É dessa forma que se encontravam as pessoas que foram prestigiar, na noite deste sábado, 23, o encerramento do Ceará Natal de Luz 2023, na Praça do Ferreira — em Fortaleza. Público deu vida ao equipamento, contagiados pela magia natalina que tomou conta do local.
Evento teve início com a apresentação do Reisado Nossa Senhora da Saúde, celebrando a manifestação popular em alusão ao nascimento de Jesus Cristo. Logo depois teve a apresentação do tradicional Coral de Luz, onde foram entoadas as canções natalinas que figuram como marcas registradas do período.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Raimunda José, 79, tinha as músicas na ponta da língua. Durante quase todas as apresentações ela esteve segurando um balão de unicórnio, que comprou para a bisneta. Como se o objeto a fizesse voltar a ser criança, ela fixou os olhos encantada no prédio onde os espetáculos acontecia e deixou o corpo se movimentar livre, no ritmo das músicas que tocavam. "Tá muito lindo, muito emocionante", relata.
A mesma empolgação atingiu Fátima Campos, 41, mas veio carregada com um sentimento diferente. Isso porque a cearense mora há 19 anos em São Paulo e teve que voltar para a terra natal após o seu pai adoecer. Ela foi fazer compras com os filhos no centro quando se deparou com o evento.
"Muitos anos atrás nosso pai trazia a gente aqui (ela e os irmãos) e não era assim, tão enfeitado como tá hoje. E hoje tá lindo, tá mágico", diz a dona de casa, que aproveitou a iluminação do local para tirar fotos.
Os filhos dela, Isis e Weligton, de 9 e 11 anos respectivamente, compartilhavam de igual encantamento, fazendo poses ao lado dos enfeites brilhosos que tomavam conta da praça. "Ta legal. É muito bom", diz o pequeno, com um sorriso enorme no rosto.
Ao contrário de Fátima, Jurandir Bezerra, 53, todos os anos está presente para prestigiar o evento. O cearense atua em diversas profissões, mas na noite de hoje exerceu apenas uma: fotógrafo das amigas que foram o acompanhando. "É muito gratificante porque é só uma vez no ano que acontece isso. É um momento único", diz enquanto carrega nas mãos o celular com imagens que havia acabado de tirar.
Mesmo aqueles que não estavam com os olhos voltados para as apresentações ou ocupados com fotografias foram tocados pela energia natalina. A praça, decorada com iluminações e adornos relacionados ao período, ganhou vida no horário onde normalmente não costuma ter muita movimentação.
Crianças corriam brincando com bolhas de sabão, jovens namoravam nos bancos e adultos aproveitavam para provar dos quitutes vendidos por ambulantes. Quando o evento acabou, houve ainda quem ficasse no local apenas conversando sob a noite iluminada — embalados pela magia que se estendeu no espaço.