Gatinho preso em bueiro é resgatado e adotado por guarda de Fortaleza

Guarda Municipal entrou no bueiro para conseguir resgatar o filhote de gato. Agora em segurança, o gato foi adotado pela agente

12:13 | Dez. 22, 2023

Por: Lara Vieira
Gato estava preso pelo menos desde a manhã da segunda-feira, 18 (foto: Arquivo Pessoal/Reprodução )

Dois guardas municipais de Fortaleza resgataram um filhote de gato que estava preso em um bueiro. O caso aconteceu no Bairro de Fátima, na última segunda-feira, 18. Após o susto de ficar preso e correr o risco de ser arrastado pela chuva, o gatinho foi adotado por um dos guardas.

Após saírem do trabalho, a dupla de colegas que integram a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) decidiu fazer uma parada em uma açaiteria localizada na Av. 13 de Maio.

De acordo com o guarda Leovigildo Barros Nogueira Filho, o estabelecimento estava fechado. “Devido a uma confraternização de Natal, eles ainda estavam fechados e levariam um tempo para abrir. Decidimos esperar e sentamos em uma mesa”, conta.

Enquanto esperavam, Leovigildo avistou uma movimentação estranha nas proximidades. “Havia um rapaz colocando um saco no braço e enfiando-o no bueiro. Curioso, me levantei e fui conferir. Ouvi um miado de gato”, explica. O

guarda conta que a dona de uma banca de revistas próxima ao local chegou a falar que o gatinho estava miando desde a manhã daquele dia e que “alguém deve tê-lo jogado".

Sem material para realizar o resgate e presumindo que a tampa do bueiro fosse muito pesada, o guarda municipal voltou à mesa da açaiteria e ligou para o Corpo de Bombeiros.

“Enquanto aguardávamos, tomamos nosso açaí. A minha colega mencionou que queria ver o que estava acontecendo com o gato no bueiro e, então, voltamos lá”, continua Leovigildo.

O oficial conta que a dupla usou as lanternas dos celulares, mas não conseguiu ver o gatinho.

“A minha colega [Irene] propôs levantar a tampa do bueiro. Ao contrário do que eu achava, a tampa estava um pouco frouxa. Ela não pensou duas vezes: fardada ainda, tirou o sapato e entrou no bueiro. Eu ainda falei: ‘Pelo amor de Deus, você vai entrar nesse banheiro cheio de lixo?”, relata Leovigildo.

A amiga era a guarda Irene de Fátima Brandão. Sem ver direito onde estava o gatinho, mas ouvindo o miado, ela conseguiu que o filhote viesse até ela de um jeito bem eficaz: fazendo o som de “pspsps”.

“Ele estava todo molhado. A senhora dona da banca de revistas nos arranjou folhas de jornal para embalar”, diz Leovigildo. Agora, o gatinho está em segurança e vivendo no conforto de um lar. Isso porque foi adotado pela própria guarda que o salvou.

Além do novo gatinho, Irene de Fátima Brandão é conhecida entre os colegas por seu grande amor aos animais, é tutora de gatos, uma cadela e até uma galinha.