Fortaleza: 13 padres são nomeados na 1ª ordenação presidida por dom Gregório

Momento aconteceu na noite desta sexta-feira, 22, na catedral

23:20 | Dez. 22, 2023

Por: Gabriela Almeida
FORTALEZA, CEARÁ, 22-12-2023: Comemoração do aniversário da Catedral de Fortaleza, com a ordenação de 13 padres. (Foto: Fernanda Barros/ O Povo) (foto: FERNANDA BARROS)

Dom Gregório Paixão, novo arcebispo de Fortaleza, presidiu sua primeira ordenação à frente da Arquidiocese na noite desta sexta-feira, 22. Na ocasião, 13 diáconos foram ordenados como padres, fazendo votos na presença de familiares, amigos e fiéis que foram prestigiar a cerimônia. 

Momento iniciou com uma procissão, onde os novos presbíteros entraram na igreja junto a outros lideres religiosos, como padres e bispos. Ainda na porta do templo cristão, a "comitiva" foi recebida por acenos de católicos que observavam empolgados o ritual do lado de fora da Sé. 

Dentre eles estava Celida Leal, 64, que foi ao local para acompanhar a ordenação do diácono Kleriston, do qual é vizinha. Moradora da Barra do Ceará, em Fortaleza, ela relata a emoção de presenciar desde sempre o compromisso que ele teve diante da igreja e dos princípios cristãos. 

"Ele (Kleriston) foi uma criança levada sempre pela religião. (...) Ele sempre estava com a bíblia na mão, sempre rezando, sempre falando as coisas de Deus desde criança", conta a aposentada.  

Quem também esteve acompanhando o momento foi Marcelo Nogueira, 42. O químico fez questão de, ao lado da família, ir acompanhar a ordenação de diáconos da comunidade Shalom — do qual participa. "É uma graça muito grande, uma conquista não pelo mérito deles, mas por graça mesmo de Deus", diz.

Além da Capital, houve pessoas que vieram em comitiva de regiões como Parajuru, só para prestigiarem o momento. Familiares dos diáconos também estiveram presentes, ocupando as primeiras fileiras da igreja. Eles filmavam a cerimônia e observam atentos e emocionados cada detalhe dela. 

Recepção tornou o evento religioso ainda mais especial. "Esse momento é a realização da vontade de Deus na nossa vida. É a busca da felicidade, o sentido da vida que hoje a gente realiza pela vontade de Deus. A gente apenas se entrega na vontade (de Deus)", disse o diácono Rafael, que foi ordenado como padre.

Após se tornarem presbíteros, os novos líderes religiosos devem ser designados a trabalhos de colaboração em paróquias da Cidade, em auxílios aos párocos de cada localidade.

Ordenação é a primeira de Dom Gregório 

Ordenação foi a primeira presidida por dom Gregório Paixão na Catedral, que assumiu como novo arcebispo de Fortaleza na última semana. Durante a cerimônia, ele pediu para que os novos padres vivessem com felicidade o ofício e tratassem bem aqueles que procuram a Igreja.

"Com o auxílio de Deus, nós escolhemos estes nossos irmãos para a ordem do presbiterato", disse durante o rito de ordenação. Novos padres ganharam ainda a bênção dos bispos, fizeram votos prometendo respeitam e obedecer o arcebispo e alguns tiveram a manta entregue pelos próprios parentes. 

Dom Gregório frisou ainda que todos os lideres religiosos são "como uma grande família" e pediu para "que o olhar para aquelas pessoas que necessitam seja verdadeiramente o projeto do sacerdócio" dos novos padres.

Veja fotos do momento: