Estação Aeroporto do VLT tem novo prazo de entrega adiado em mais um ano

Nova prorrogação do prazo de conclusão ocorre devido à abertura de uma nova licitação para a continuidade da obra que está 91% concluída, de acordo com a Seinfra

A entrega da estação Aeroporto do VLT de Fortaleza, na avenida Carlos Jereissati, do bairro Serrinha, teve prazo de entrega adiado para dezembro de 2024. Inicialmente prevista para os últimos meses de 2022, as obras do ramal, que inclui também a estação Expedicionários, já haviam sido prorrogadas para o final de 2023.

De acordo com o titular da Secretaria de Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra), Antônio Nei, a atualização da data se deve a uma nova licitação para a conclusão dos serviços, a ser realizada em março do ano que vem. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O ramal foi orçado em R$ 46 milhões em 2022 e R$ 57 milhões em 2023. A nova quantia dependerá do processo licitatório, conforme ele.

“Tudo já está orçado, baseado na conclusão desses 8% [que ainda faltam]. Já está tudo no orçamento e não fugirá a esses valores. Apenas o que nós vamos acrescentar é com essa nova licitação para essas outras obras”, afirma o secretário.

Ainda de acordo com a pasta, cerca de 36 mil pessoas poderão ser beneficiadas pelo ramal. Francisco Lucas, 23, funcionário do Aeroporto Internacional Pinto Martins, é um que espera ter mais agilidade no trajeto de casa para o trabalho com o VLT.

“Vai ficar muito mais viável e vai ser muito mais rápido chegar aqui no Aeroporto. Eu pego três ônibus até chegar aqui porque eu tenho que pegar um até o Siqueira, do Siqueira para a Parangaba, e da Parangaba para cá. Com o metrô vai ser mais rápido”, projeta o morador do Bom Jardim.

Pouco mais de 90% concluída, a plataforma que ficará em frente ao Pinto Martins tem algumas estruturas finalizadas, como a passarela sobre a av. Carlos Jereissati, inaugurada na manhã desta quinta-feira, 21, logo na entrada do terminal aeroportuário.

De acordo com a Seinfra, a passagem objetiva dar mais segurança aos pedestres que trafegam pelo local e que anteriormente tinham que atravessar a via por meio de uma faixa de pedestres. 

Estação Aeroporto do VLT: passarela é liberada para pedestres

Apesar da liberação da passarela sobre a avenida Carlos Jereissati, parte da obra da Estação Aeroporto do VLT, na manhã desta quinta-feira, 21, o acesso ainda não era utilizado por alguns pedestres. 

Francisco Lucas, por exemplo, não sabia da conclusão da passarela e chegou a correr entre os carros para chegar ao local de trabalho. “Os carros não param. Você tem que se arriscar, passar pelo meio dos carros. A passarela vai ajudar bastante”, diz o jovem.

Toda essa pressa se deve também à desativação de um semáforo e de uma faixa de pedestres que funcionavam no local e foram desativados nesta manhã. A medida busca evitar congestionamentos em frente ao terminal, mas foi criticada por alguns moradores.

“Era para deixar as duas opções. O semáforo e isso aqui [passarela]. Eu tive chikungunya, só faltei não subir agora”, pontua a aposentada Petronília Bezerra, 65.

Outra questão levantada pelos transeuntes foi a segurança, que apontaram que a plataforma não conta com medidas de prevenção a assaltos ou outros tipos de crimes. Segundo a Seinfra, este também será um problema solucionado nos próximos dias.

“Na próxima semana serão feitas pequenas alterações e inclusive da parte de iluminação. À noite vai ficar muito bonito aquele espaço ali”, adianta o secretário, que também cita uma maior sinalização no local. “Em paralelo à iluminação, vão ser colocadas também essas placas [de sinalização]. Até sexta-feira [29] da próxima semana”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

VLT estacao aeroporto obras adiamento passarela seinfra

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar