UFC leva orquestras e atrações infantis para os jardins da Reitoria

O evento dá início às comemorações pelos 70 anos da instituição, a serem completados em 16 de dezembro de 2024

10:33 | Dez. 17, 2023

Por: Ana Rute Ramires
FORTALEZA, CEARÁ, 16-12-2023: Recital de Natal organizado pela Universidade Federal do Ceará - UFC, com presença de diferentes grupos musicais. (Foto: Fernanda Barros/ O Povo) (foto: FERNANDA BARROS)

Além da tradicional decoração natalina com luzes cobrindo o prédio e a copa das árvores, os jardins da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), no bairro Benfica, se encheram com um público diverso para assistir ao Concerto de Natal da UFC na noite do sábado, 16. Além da Camerata de Cordas da UFC e da Orquestra sinfônica da UFC Sobral, evento contou com atrações infantis.

Algumas famílias levaram as próprias cadeiras de praia para se acomodar no espaço, que se encheu de pessoas de todas as idades. O evento dá início às comemorações pelos 70 anos da instituição, a serem completados em 16 de dezembro de 2024.

"Hoje é dia de arte, festa, de cantar parabéns para essa universidade pelos seus 69 anos", disse o reitor da UFC, professor Custódio Almeida, durante o avento. Segundo ele, "em breve, a área de baixo da Reitoria vai se tornar um equipamento cultural de Fortaleza, "com exposições de arte, saraus, encontros, seminários". 

A programação teve início com a recreação infantil da Turma do Tio Chris, grupo formado por egressos do Curso de Teatro da UFC, com brincadeiras e dinâmicas. Camerata de Cordas da UFC apresentou clássicos de Natal, como "Jingle bells", "Noite feliz”, "Aleluia", regida pela professora Liu Man Ying, do Curso de Música do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC.

Outra atração infantil foi o espetáculo “A estrela de Natal”. Evento foi finalizado com a Orquestra Sinfônica da UFC Sobral, regida pela professora Adeline Stervinou, do Curso de Música do Campus de Sobral.

Veja fotos do Concerto de Natal da UFC

A professora Renata Jorge Leitão, 43, compareceu ao evento com o esposo, Pedro Marcos Gomes, que docente da instituição e os dois filhos, Pedro Lucas, 14, e Marina, 11. "A gente veio para conhecer a orquestra e para ver a programação para crianças com eles. Eu achei bem interessante para as pessoas conhecerem. Falei que era um prédio histórico, expliquei. Eles (filhos) nunca tinham vindo aqui", conta Renata.

Nos jardins da Reitoria, Fátima Antunes, 59, estava "em casa". A funcionária pública aposentada da UFC foi com os netos Gabriel, 5, e Letícia. "Eu costumo assistir a camerata. Eles também costumam ir comigo. Mas sabia que iam se interessar mais pela brincadeira. Eu adorei. Gostei muito da ideia, a gente precisa disso. E aqui nos jardins é tão bom", elogia a aposentada.