Programação cultural gratuita reúne diversas gerações no Benfica

Corredor cultural leva música, teatro, poesia, oficinas, cinema, dança, exposições e feirinhas à Avenida da Universidade. Programação vai até as 16 horas deste domingo

11:00 | Dez. 17, 2023

Por: Marcela Tosi
MOMENTO de brincadeira com brinquedos feitos a partir de materiais recicláveis (foto: Fernanda Barros)

O trecho da Avenida da Universidade entre a rua Paulino Nogueira e a avenida 13 de Maio está ocupado por um público variado neste domingo, 17. Além dos habituais universitários do bairro Benfica, o Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará e a Reitoria da instituição recebem diversas gerações para as atividades do Corredor Cultural.

Nos jardins da Reitoria, o pequeno Salomão Borges, começa aprender aos 4 anos alguns princípios da Física que estão presentes no cotidiano. O espaço organizado pela Seara da Ciência conta com experimentos científicos lúdicos e interativos para mostrar a todas as idades o que existe de Ciência em ações simples do dia-a dia.

"A gente conhece o Corredor Cultural desde antes de ele nascer. Essa é a primeira oportunidade que temos de trazê-lo aqui", conta a mãe, Juliana Borges Gomes. "Hoje em dia está muito difícil ter esses momentos culturais na infância. Tem muito celular, televisão... As crianças estão muito reclusas e aí a gente sempre aproveita as programações ao ar livre."

Juliana conta que ela e o marido, Jésus Dias, se formaram na UFC — ela em Odontologia; ele em Psicologia. Levar o filho para os ambientes da Universidade é uma forma de repassar a tradição, aponta. O casal morava próximo ao Benfica e se mudou para "o finalzinho de Fortaleza, pertinho do Eusébio". Apesar da distância, a viagem vale a pena: "O mais importante é ele conhecer e experimentar coisas novas".

Maria das Graças Bezerra também esteve entre o público da programação deste domingo. "É minha primeira vez, porque sou novata aqui no bairro. É muito bom. Já passei por uma oficina de reciclagem, já fiz umas comprinhas... Agora estou aqui com vontade de entrar na roda de capoeira", relata. Aos 75 anos, a nova vizinha da UFC planeja participar de outras atividades artísticos.

O evento reúne apresentações artísticas, aulas e exposições, além de feiras culturais e gastronômicas. O Corredor Cultural Benfica iniciou em 2017, tendo acontecido remotamente em 2020 — devido à pandemia de Covid-19 — e sendo suspenso em 2022. Voltou a ser promovido em 2023, a fim de “retomar o espaço para a fruição e difusão das ações culturais, sendo um ambiente alternativo no cenário de Fortaleza”, conforme Sandro Gouveia, pró-reitor de Cultura da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Para Gouveia, o Corredor Cultural "tem como desafio integrar os diversos equipamentos de cultura existentes no trecho que compreende a Avenida da Universidade e a rua General Sampaio, indo da Reitoria da UFC até a Estação das Artes”.

O pró-reitor entende que "o próprio corredor será um equipamento de difusão e fruição de cultura e economia criativa na área da cultura". "Dessa forma, entendemos que a reativação do evento permitirá esse diálogo com a comunidade no sentido de construirmos juntos esse projeto”, conclui.

"O Benfica é um bairro muito especial, um bairro cultural e a Reitoria está à disposição", afirma o reitor da UFC, Custódio Almeida. "São muitas atividades acontecendo em um local muito legal para a gente passar boa parte desse domingo." (Colaborou Miguel Araújo)

Confira a programação para a tarde deste domingo, 17 de dezembro:

Museu de Arte da UFC

  • 9h às 13h – Visitas a exposições no MAUC

Palco Corredor (estacionamento do MAUC)

  • 13h – Pérolas do Índico
  • 13h40 – Utopia marginal
  • 14h20 – Pré-carnaval

Estacionamento do MAUC

  • 8h30 às 16h – Praça de alimentação (Paraíba Bar)

Varanda Reitoria

  • 9h às 13h – Exposição AYA
  • 9h às 13h – Plebeu Gabinete de Leitura
  • 9h às 13h – Livraria da Editora UFC
  • 9h às 13h – Eliza Livraria
  • 9h às 13h – Feira Antiguidade e Numismática

Salão Nobre da Reitoria

  • 9h às 13h – Memorial UFC: Exposição de Mobiliário Histórico - Cadeiras: conexões afetivas entre design, tempo e história

Auditório Reitoria

  • 9h às 16h – Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (ETUFOR): Carteira de estudante, Bilhete Único (com o funcionário do Sindionibus), gratuidade infantil, cartão idoso no transporte.

Veja mais detalhes sobre o evento no perfil @corredorculturalbenfica no Instagram.