Fortaleza registra problemas de iluminação em ruas e avenidas

Moradores e populares que transitam diariamente pelas vias reclamam que escuro provoca o aumento da sensação de insegurança

06:00 | Dez. 15, 2023

Por: Gabriela Almeida
FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL 13-12-2023: Fotos: Problemas de iluminação em Fortaleza, nas ruas Av. 13 de Maio com Av. da Universidade, Av. Aguanambi, na Estação de Fátima e Deputado Moreira Rocha com Antônio Augusto. (Foto: Yuri Allen/Especial para O Povo) (foto: Yuri Allen/Especial para O Povo)

Fortaleza tem apresentado problemas de iluminação em ruas e avenidas de bairros como Meireles, Benfica e Fátima. Moradores e populares que transitam diariamente pelas vias reclamam do escuro e afirmam que falha pública provoca o aumento da sensação de insegurança. 

O POVO esteve nas áreas no início da noite da última segunda-feira, 11. Na rua Deputado Moreira Rocha, em trecho situado no cruzamento com a rua Antônio Augusto, no Meireles, um dos postes do local está com a luz queimada. Equipamento destoa dos demais instalados na região, que permanecem funcionando.

José Augusto, 55, trabalha na localidade e diz que, apesar de a iluminação ser "bem regulada" na área, sente falta dela em alguns pontos específicos. "(Aqui) Deveria ser mais iluminado", pontua. 

    

Na Avenida 13 de Maio, pelos menos três postes localizados próximos à reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) apresentam lâmpadas queimadas. Elton Carlos, 23, estuda na região e pega ônibus todos os dias na parada que fica no local. A espera pelo transporte acontece, muitas vezes, quase no escuro.

"[O problema] Afeta não só a segurança do estudante, como de todo mundo", diz o jovem. Além dele, outros alunos e trabalhadores transitam diariamente pelo espaço, principalmente em horários de pico. Área registra alta movimentação devido aos centros de ensino e estabelecimentos existentes na localidade.

Também foi observada a falta de iluminação em outros pontos da Cidade, como no cruzamento da Domingos Olímpio com a Avenida da Universidade. O POVO chegou a citar o problema na localidade em uma matéria publicada no veículo no dia 15 de novembro último. 

Além disso, a reportagem observou falhas do tipo em trechos da avenida Aguanambi e da avenida Dom Manuel. Em todas essas vias pelo menos um dos postes apresentavam defeitos.

O POVO procurou a assessoria da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), responsável pela iluminação pública. Sobre os cinco locais apontados pela reportagem, a pasta informou que equipes técnicas foram encaminhadas para verificar cada situação e realizar as manutenções necessárias.

"Vale ressaltar, porém, que não há registro de solicitação de manutenção para o local apontado na Avenida Dom Manuel, nem para o ponto de iluminação em frente à Estação Fátima, na Aguanambi. Na Avenida Domingos Olímpio, no cruzamento com a Av. da Universidade, e na Avenida 13 de Maio, em frente à reitoria da UFC, foram realizadas manutenções na madrugada desta sexta-feira (15/12). O trabalho seguirá na madrugada deste sábado (16/12), já que em vias de intenso fluxo, os serviços são executados durante a madrugada para evitar interferência no trânsito de veículos", diz a SCSP.

Já em relação ao ponto de iluminação no cruzamento da rua Deputado Moreira Rocha com a rua Antônio Augusto, a secretaria disse que equipe técnica constatou indícios de furto de cabos. "O serviço de reposição dos itens foi concluído", completa. 

Estação fica no escuro após roubo de fios 

Na avenida Aguanambi, a Estação Fátima se encontrava no escuro, mesmo com o vaivém de pessoas que costumam pegar ônibus no local. É o caso de Evaristo Bezerra, que quase sempre passa pela área.

"No claro já é perigoso, imagina em um escuro desses. A pessoa [assaltante] chega, aborda qualquer um e ninguém nem percebe", diz o auxiliar de cozinha.

A sensação foi compartilhada pela professora Mariana Barros, 34, que passa pelo local às vezes quando precisa se deslocar para casa. "No escuro a gente não tem como ver quem está próximo da gente, a gente fica com medo, meio receoso em relação a isso", destaca.  

De acordo com informações de trabalhadores que atuam no BRT, a falta de iluminação ocorria há cerca de duas semanas e o problema estaria acontecendo após pessoas roubarem fios do local.

Procurada pelo O POVO, no entanto, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) disse, na terça-feira, 12, não ter "registro de furto de fios na região nos últimos dias", mas destacou que acionamentos para ocorrências do tipo podem ser realizados por meio da Polícia Militar do Estado (PMCE).

Procurada, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) disse que a iluminação da Estação Fátima foi restabelecida no dia 12 de dezembro,após terem sido identificados furtos de fios no local e Boletim de Ocorrência ter sido aberto. "A Etufor informa ainda que está adotando providências junto à Socicam, que administra as estações de BRT, para reforçar as estruturas que abrigam a fiação e evitar novos furtos",completa. 

O POVO voltou ao local nessa quarta-feira, 13, no início da noite, e encontrou a estação iluminada. Segundo informações de trabalhadores do local, o problema havia sido resolvido recentemente. Poucos metros a frente do BRT, contudo, foi possível observar falha na iluminação de pelo menos dois postes.

Atualizada às 14 horas de sexta-feira, 15