Novo arcebispo, dom Gregório Paixão chega a Fortaleza

Recepcionado por fiéis e colegas do clero, o religioso será empossado ainda nesta semana

Dom Gregório Paixão já está em solo cearense para assumir a Arquidiocese de Fortaleza. O desembarque aconteceu no fim da manhã desta quarta-feira, 13, no Aeroporto Internacional Pinto Martins. A cerimônia de posse, no entanto, está marcada para a próxima sexta-feira, 15.

O sacerdote foi acolhido no desembarque doméstico do terminal aeroportuário por colegas do clero e fiéis de diferentes comunidades católicas, como membros das paróquias Nossa Senhora da Glória, no bairro Cidade dos Funcionários; São Francisco de Assis, do Conjunto Palmeiras; Santo Antônio, da cidade de Itaitinga; e do Shalom de Fortaleza.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Os presentes recepcionaram-no com um coro remetendo ao compromisso de anunciar o evangelho. "Aonde mandar eu irei, seu amor eu não posso ocultar. Quero anunciar para o mundo ouvir que Jesus é nosso salvador", música de Adriana Arydes. A canção contempla o que dom Gregório acredita ser sua missão na sucessão da Arquidiocese.

"É uma graça muito grande poder estar aqui e poder dividir com vocês o grande tesouro que eu trago no meu coração, que é Jesus Cristo. O meu único desejo é fazer com que ele seja cada vez mais conhecido, amado e adorado por todos", disse em breve conversa com a imprensa.

Ao encontrar o público, o arcebispo se dirigiu primeiramente aos sacerdotes, cumprimentando-os com um abraço. Em seguida, acenou para os fiéis e tirou foto com quem lhe parava. Na ocasião, estava presente o agora arcebispo emérito dom José Antônio. O antecessor encara como natural a entrega do comando, obedecendo, assim, às diretrizes da igreja católica.

"O mesmo dom que Jesus passou aos apóstolos e eles ao seus sucessores é passado continuamente. Por isso, um dia eu recebi de outros que vieram antes [de mim]. Agora, ele recebe da gente. Um dia passará para outra geração. Para mim é algo muito normal, tranquilo e feliz".

Mesma casa

Segundo dom José, dom Gregório lhe pediu para permanecer na casa em que se encontrava. Desta maneira, ambos ocuparam o mesmo espaço. Esta é a primeira vez que um ex-arcebispo residirá com seu sucessor na Arquidiocese de Fortaleza. O emérito, no entanto, acolhe de bom grado a situação.

"Eu acho bonito e acho do fundo do coração porque, como cristãos, somos uma única família. Nas gerações que se sucedem, é muito triste quando uma família tem o avô velho e o interna numa instituição, porque ninguém quer tomar conta dele. Isso não é nem humano nem Cristão. Então, quando isso acontece com a gente, é agradecer a Deus, afinal viver o evangelho torna a gente mais humano de verdade", explicou

Mesmo diante deste cenário, o arcebispo emérito esclarece que as responsabilidades serão divididas conforme as novas funções assumidas por ambos. “Esperamos, sim, [o diálogo], morando na mesma casa e trabalhando na mesma igreja, só que cada um com a sua responsabilidade. Eu não vou interferir absolutamente, de jeito nenhum, naquilo que é próprio do arcebispo. Eu o respeito. Devo ser o primeiro a respeitar. E assim estou disponível a trabalhar, a ajudar, estarmos juntos”.

Camila Pereira, missionária da comunidade Shalom no bairro Serrinha, é uma das pessoas que acompanhou a recepção do arcebispo. Para ela, estar presente na oportunidade é “uma forma carinhosa de acolher o arcebispo”. Pereira pretende acompanhar também a agenda de compromissos do sacerdote.

Agenda

Dom Gregório será empossado como arcebispo em celebração às 19 horas, no dia 15 próximo. Para o encontro, a Polícia Militar atuará entre 16 e 22 horas e contará com 16 policiais em ronda a pé, de motocicletas e outros veículos no entorno da igreja. Nos pontos mais distantes do local, a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) destacará 24 agentes com apoio operacional e de videomonitoramento.

O trânsito também sofrerá alterações. Por isso, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) operará entre 12 às 22 horas. Os pontos de embarque e desembarque para ônibus credenciados serão implementados na rua Costa Barros e na Avenida Alberto Nepomuceno.

Já no dia 22 de dezembro acontece a primeira ordenação presidida pelo sacerdote à frente da Arquidiocese. Marcada para às 18h30min, a celebração ocorre na Catedral Metropolitana de Fortaleza.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Dom Gregório Dom José Antônio Arquidiose de Fortaleza Igreja Católica

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar