Mais de 50 mil pessoas visitaram a Cidade Mais Infância em 2023
Programa recebeu 53.194 visitas em 2023. Deste número, 27.500 são crianças de 0 a 12 anos. Cidade Mais Infância passará a funcionar às quartas-feirasA Cidade Mais Infância, localizada dentro do Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, recebeu 53.194 visitas em 2023, de acordo com balanço do Governo do Estado divulgado durante evento na manhã desta quarta-feira, 13, na sede do equipamento. Deste número, 27.500 são crianças de 0 a 12 anos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A secretária da Proteção Social (SPS), Onélia Santana, o secretário-executivo do Turismo, Jonas Dezidoro, e a coordenadora geral da Cidade Mais Infância, Patrícia Rinaldi, estavam presentes no evento e abordaram informações como o número de visitantes, o aumento na arrecadação de alimentos e as doações realizadas às instituições beneficiadas pelas ações do Programa Mais Infância Ceará.
O equipamento começou a funcionar em 24 de julho deste ano e tem como objetivo proporcionar um ambiente em que as crianças possam desenvolver habilidades sociais e cognitivas por meio de atividades pedagógicas.
As visitas incluem o público em geral. Ao todo, conforme os dados apresentados nesta quarta, 216 escolas e instituições públicas e privadas transitaram pelo espaço em 2023. Do montante, 95 foram escolas públicas, 35 eram projetos sociais, e os demais eram associações privadas e sem fins lucrativos, CRAS, escolas particulares, entre outros. Além dos grupos de crianças situados em Fortaleza, jovens de outros municípios, estados, e até de outros países, como o Canadá, também conheceram a Cidade Mais Infância.
"Aqui na cidade, a criança incorpora um personagem. Ela pode ser um professor, um policial, um bombeiro, chefe de cozinha, pode trabalhar no museu, na TV Ceará, no Detran, Cagece, etc. São várias atividades que são desenvolvidas aqui", explica Santana.
Patrícia Rinaldi, coordenadora geral da Cidade Mais Infância, disse que o espaço é inspirado na KidZania, no México, mas foi adequado para a cultura brasileira.
Ela pondera que, para além de profissionais capacitados como pedagogos e psicólogos, estão instaladas 172 câmeras de segurança a fim de transmitir segurança aos pais e crianças enquanto passeiam e brincam pelo ambiente.
No mês de novembro, 13,4 mil visitaram a Cidade Mais Infância, incluindo o público em geral e 60 instituições públicas e privadas.
Acesso à Cidade Mais Infância
Os alunos da rede pública municipal ou estadual devem agendar a visita e não precisam entregar o kilo de alimento para entrar. Já aos que não estudam em escola pública, além do agendamento, precisam contribuir com os 4 quilos de alimento.
"Cada criança entrega 4 quilos (kg) de alimentos para entrar no espaço, que vão para as entidades vinculadas ao programa Mais Nutrição", destaca a titular da SPS, Onélia. A arrecadação global de alimentos não perecíveis até a última sexta-feira, 8, foi de 67.200 toneladas.
Mudança na carga horária do equipamento e novas atividades
Por conta da alta demanda, a partir da próxima semana, a Cidade Mais Infância começará a funcionar às quartas-feiras. Atualmente, o equipamento opera de quinta-feira a domingo. O programa atende cerca de 600 crianças diariamente, das 13 às 18 horas. Cada criança pode levar dois acompanhantes. As atividades duram, em média, entre 15 a 30 minutos.
Dentro do horário de funcionamento, as crianças passam por cinco ciclos de brincadeiras. "Isso é uma das ações para as crianças ficarem com o gostinho de quero mais e voltarem novamente em outra oportunidade", ressalta Rinaldi.
Em determinados meses, são trabalhadas algumas temáticas. Em novembro, a Consciência Negra, que trouxe algumas ações culturais do povo africano. Agora em dezembro, é época das festividades natalinas.
Para janeiro de 2024, "estão sendo elaboradas atividades surpreendentes para entreter as crianças com questões de punho educacional", adianta a coordenadora da Cidade Mais Infância.
Inclusão e saúde na Cidade
Pessoa com Deficência (PcD) possui atendimento inclusivo na Cidade. Ademais, há, no local, profissionais fluentes em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O serviço de Primeiros Socorros está aberto de segunda a segunda, 24 horas por dia, com serviços de ambulatório médico e ambulâncias.
Leia mais