Compra de livros escolares: sebos da Praça dos Leões se reinventam com vendas online
Livros didáticos vendidos na Praça dos Leões podem ser adquiridos até 50% mais baratos. Lojas e sebos vendem produtos novos e usadosEnquanto os estudantes aproveitam o período de férias, esse é momento em que muitos pais se preocupam em providenciar a compra dos livros didáticos para o período letivo de 2024. Em Fortaleza, por décadas os sebos da Praça General Tibúrcio (Praça dos Leões), no Centro, foram referência para quem buscava adquirir livros com preços mais acessíveis. Contudo, após a pandemia e a popularização das vendas online, os lojistas do local têm se reinventado para não perder vendas.
Estudante universitária e mãe de dois filhos em idade escolar, Ana Karoline Mendes, 32, há mais de oito anos procura adquirir livros didáticos na Praça dos Leões. “Eu sempre vou lá pelo atendimento e pelo preço bom, por que a gente precisa economizar. A escola dos meus filhos renova os livros todos anos e, felizmente, sempre consigo encontrar o que eu preciso lá”, relata a responsável.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Karoline explica que já comprou todos os materiais necessários para o próximo período letivo dos filhos, Raissa e Davi, de 16 e 11 anos. “Para minha filha foram oito livros. Para o meu filho mais novo, foram seis livros de um kit. Inclusive, os dele foram todos novos”, conta a mãe.
A possibilidade de compra de livros usados e novos nas lojinhas na Praça dos Leões é, justamente, um dos maiores diferenciais do local, permitindo uma variedade de escolhas. Estudante de nutrição, Karoline conta que consegue, inclusive, encontrar livros adotados em seu curso. “Eu procurei um livro de Nutrição Oncológica em vários locais, inclusive na internet, e lá eu encontrei em um valor totalmente abaixo do que o mercado. Ele é em torno de R$ 340 e consegui por R$ 170”, explica.
Paulo Menezes, proprietário da loja Brasil Livros, localizada na Praça, explica que a procura por livros didáticos se intensifica justamente durante o mês de dezembro. “Nessa época, mais para o início do mês, você encontra livros bem conservados e o preço ainda é relativamente menor. Já mais para janeiro, pode ser difícil os pais e responsáveis encontrem determinados livros e, por isso, os preços tendem a subir”, explica o gerente.
Paulo conta que, nas lojas da Praça, é possível encontrar produtos até 50% mais barato do que em livrarias. Apesar de também comercializar livros didáticos novos, o lojista conta que a grande maioria dos clientes procura e adquire produtos usados e semi-novos. Atualmente, ele detalha, a demanda está forte para livros como “Conquista da Matemática” e “História, Sociedade e Cidadania”, ambos da editora FTD.
O comerciante, contudo, relata que o movimento de procura de livros por pais e responsáveis não ocorre com frequência de forma presencial. “Geralmente, eles nos contatam primeiro por WhatsApp. Quando fechamos o negócio, a loja separa e eles só vem buscar. Então é uma agilidade”, diz Paulo.
Para João Batista, que também é proprietário de um sebo nas proximidades da Praça dos Leões, a Usadão dos Livros, a tendência das vendas online não é uma mudança tão nova no mercado. Contudo, principalmente depois da pandemia, as idas presenciais às lojas caíram drasticamente.
“Depois da pandemia, quem mora ou anda pelo Centro percebe que não é mais a mesma coisa. As pessoas passaram a caminhar menos por aqui e até mesmo o movimento normal diminuiu bastante aqui”, explica João.
João conta que as vendas ocorrem com clientes que já conhecem as lojas de longa data ou por indicação. Em outros casos, tomam conhecimento pela internet. “Eles acham nosso contato e falam com a gente. Eles nos mandam a relação de livros que precisam e nós procuramos no estoque ou tentamos arranjar. Se conseguirmos, ou eles vêm buscar na loja ou mandamos um motoqueiro entregar, também por aplicativo”, explica o empresário.
Além de vender, o lojista também compra e troca livros usados. “A gente troca dois livros do cliente por um que nós tivermos. A pessoa também pode dar um livro e entregar a diferença [do valor] em dinheiro”, explica.
Para os pais que preferirem realizar a compra do material escolar apenas após as festas de final de ano, outra opção é a Feira dos Livros. O evento, que é presidido por João Batista, é realizado bem no coração da Praça dos Leões. Realizada há mais de 20 anos, a Feira ocorre tradicionalmente a partir do dia 2 de janeiro e segue até o final de fevereiro, das 7 às 17 horas.
Para os pais e responsáveis que consideram visitar os stands da Feira, João Batista dá dicas de como garantir um bom negócio. “É preciso pesquisar e, de preferência, não comprar imediatamente no primeiro lugar que parar. Antes, informem-se sobre os preços para não serem enganados. Também folheei o livro, o vendedor tem que ter paciência. Olhe se não está rabiscado, rasurado. Isso é para que, quando chegar em casa, você não tenha a chateação de voltar com alguma reclamação”, pontua o presidente.
Para os responsáveis que preferem adquirir livros novos, o Sindicato do Comércio Varejista de Livros do Ceará (Sindilivros) indica que um aumento no preço para os produtos está previsto para os próximos meses. Em relação ao mesmo período do ano passado, os preços devem subir em média de 6,5%.
De acordo com o presidente do Sindilivros, João de Sousa Frota Neto, parte dessa inflação se dá pelo aumento do preço do papel. “Essa é a primeira coisa que encarece quando começa o período de aulas e, consequentemente, também aumentam os preços dos livros. A gente sempre fica na expectativa de que não vá aumentar, mas infelizmente a tendência é ocorrer essa inflação”, comenta.
Para adquirir os produtos mais em conta, o presidente do Sindilivros aconselha realizar uma pesquisa aprofundada em livrarias. “Procurando, dentro do possível, fazer negociação com os vendedores e gerentes”, conclui João de Sousa Frota Neto.
Serviço:
Confira opções de lojas na Praça dos Leões, no Centro de Fortaleza, para a troca e venda de livros didáticos:
- Usadão Livros
Endereço: Rua General Bezerril, 396 - Livraria do Contador
Contato: (85) 9 8928 8119
- Brasil Livros
Endereço: Rua General Bezerril, 416
Contato: (85) 9 8667 1887 | (85) 9 9804 2707 ou no Instagram @paulobrlivros_
- D’Livros Livraria e Papelaria
Endereço: Rua General Bezerril, 390
Contato: (85) 9 9774 1547 | (85) 9 87855618 ou no Instagram @dlivrariaepapelaria
- Sebo Estudantil
Endereço: Rua General Bezerril, 396 - Livraria do Contador
Contato: (85) 9 88865016 | (85) 9 8779 1954