Com yoga acessível, evento discute a inserção de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho
A terceira edição organizada pela empresa Mobilidade Verde Ceará teve ioga e roda de conversa sobre PcDs no mercado de trabalhoNas margens do Riacho Maceió e em meio ao canto dos pássaros no Parque Bisão, o grupo Mobilidade Verde Ceará realizou na tarde desta sexta, 8, mais uma edição do Yoga Acessível na Cadeira. Uma vez por mês eles se reúnem e debatem diferentes assuntos no contexto da acessibilidade. O evento, que já se encontra em sua 3ª edição, teve como tema “Desafios das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho”.
Segundo uma das organizadoras, a pedagoga Ionete Siqueira, os encontros têm como missão “trazer essa visão para o mundo dos negócios de que é possível pessoas com deficiência estarem em posição de liderança e através da yoga na cadeira, apresentar as possibilidades além do exercício físico e mental”. As aulas de yoga são ministradas pela professora Joana Saunders.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“O que a gente quer mostrar é que essas pessoas têm capacidade de exercerem papéis de liderança onde o seu a sua participação no mundo do trabalho seja vista não pela deficiência mas pela capacidade que ela possa desenvolver naquela atividade da qual ela se candidata", afirma a organizadora. "Por isso o Mobilidade Verde tem essa missão de chegarmos nessas empresas e oferecer esse tipo de consultoria para que essas seleções tenham sucesso e que essas pessoas queiram ir trabalhar”.
Segundo dado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), 74% dos PcDs com idade para trabalhar, estão fora do mercado de trabalho.
Ilmacir Machado, que é uma pessoa com deficiência inserida no mercado de trabalho e também uma das organizadoras, comenta que é importante para as empresas contratarem PcD. Assim elas cumprem fielmente a cidadania, a responsabilidade social, que é um compromisso que as empresas assumiram e perante o estado de direito do nosso País.
"Mas principalmente ao meu ver é uma oportunidade que elas podem abrir para ampliar a criatividade, repertório, ter diversidade de olhares e de perspectivas", conclui Ilmacir Machado.
Conheça mais sobre o Mobilidade Verde Ceará no instagram.