Lagoa Redonda: posto de saúde móvel substitui unidade em reforma
Carreta do programa Vem Saúde foi entregue nessa quinta-feira, 7; posto móvel terá mesmos serviços e horários da unidade Terezinha Parente, em reforma
08:41 | Dez. 08, 2023
Usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Terezinha Parente, na Lagoa Redonda, em Fortaleza, podem buscar atendimento em unidade móvel durante a reforma do posto. O bairro recebeu nessa quinta-feira, 7, carreta do programa Vem Saúde, que realizará os serviços de saúde de forma temporária.
O veículo tem 75 m², com recepção e quatro consultórios, que recebem atendimentos médicos, de enfermagem e odontológicos. Há ainda contêineres e tendas anexos, com farmácia, sala para atendimento ambulatorial, laboratório e banheiros. A estrutura, que totaliza 616 m², está montada na rua Eduardo Campos, em frente ao número 215, a cerca de duas quadras do posto de saúde original.
Com uma área de abrangência onde moram cerca de 33 mil pessoas, a UBS Terezinha Parente funciona com oito equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Durante a reforma da unidade, três delas ficarão no posto de saúde itinerante. As outras atenderão temporariamente em locais próximos (veja lista abaixo). Os horários seguem os mesmos do posto regular: segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.
Unidades móveis do Vem Saúde substituem postos em reforma
A previsão era de que três veículos fossem entregues em outubro, mas apenas um iniciou as atividades naquele mês. No Conjunto Ceará, a carreta atende à demanda da UBS Maciel Brito. Mais uma carreta está prevista, para o bairro Álvaro Weyne. Ainda sem data definida para começar os atendimentos, ela receberá pacientes do posto de saúde Floresta.
Mais três carretas, também sem previsão de entrega, completam os postos de saúde itinerantes. O objetivo é que elas funcionem como medida temporária durante os reparos de unidades em diversos bairros da Capital. Quando uma requalificação for concluída, o veículo daquele local será transferido, para substituir outra UBS que esteja em reforma.
O Vem Saúde também atua com triciclos elétricos, que fazem a entrega de medicamentos à população que, por motivos de saúde, não pode ir às UBS. Chamados "tuk-tuks dos remédios", os veículos atualmente distribuem o tratamento a pacientes com lesão medular.
Segundo a Prefeitura, o programa será ofertado a outros pacientes "em breve", mas não foi informada uma data mais precisa. O objetivo é passar dos atuais seis veículos para 30, ampliando o atendimento a pacientes com outras enfermidades.
Atendimento do posto de saúde Terezinha Parente durante a reforma
Unidade móvel Vem Saúde
- Endereço: rua Eduardo Campos, em frente ao número 215
- Serviços: atendimentos médicos, odontológicos, de enfermagem, ambulatoriais, exames e farmácia
Posto de saúde Galba de Araújo
- Endereço: av. Recreio, 1390 - Lagoa Redonda
- Serviços: atendimentos médicos e de enfermagem espontâneos (casos de urgência) e agendados; atendimentos odontológicos espontâneos (casos de urgência) e agendados
Posto de saúde Luis Franklin
- Endereço: rua Alexandre Vieira, s/n – Coaçu
- Serviços: atendimentos médicos e de enfermagem espontâneos (casos de urgência) e agendados; atendimentos odontológicos espontâneos (casos de urgência) e agendados
Posto de saúde Lúcia de Belém
- Endereço: rua Coronel Guilherme Alencar, s/n – Messejana
- Serviços: atendimentos odontológicos espontâneos (casos de urgência) e agendados
Associação Fonte da Vida
- Endereço: rua José Bonfim Junior, 953 - Lagoa Redonda
- Serviços: atendimentos médicos e de enfermagem espontâneos (casos de urgência) e agendados