"Quero me colocar no lugar das pessoas", diz dom Gregório Paixão, novo arcebispo de Fortaleza
O arcebispo tomará posse na Arquidiocese de Fortaleza no dia 15 de dezembro. No entanto, ele chegará dois dias antes à Capital
20:14 | Dez. 07, 2023
O mês de dezembro marca os primeiros serviços de Dom Gregório Paixão como novo arcebispo de Fortaleza, incluindo a nomeação de 13 novos padres. A primeira ordenação presidida pelo sacerdote à frente da arquidiocese será no próximo dia 22 de dezembro, às 18h30min, na Catedral Metropolitana.
Depois de se tornarem presbíteros, os novos líderes religiosos serão designados a trabalhos de colaboração em paróquias da Cidade, em auxílios aos párocos de cada localidade.
Ainda neste mês de dezembro, outra importante ordenação ocorrerá. Na manhã desta sexta, 8, 11 seminaristas serão ordenados diáconos, sendo este o último rito do tipo comandado pelo atual arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques.
Leia mais
Após 49 anos de vocação sacerdotal, Dom Antônio presidirá a Missa de ação de graças na manhã do próximo sábado, 9, a fim de celebrar os 24 anos em que comandou a Arquidiocese de Fortaleza.
O padre seguirá com o título de administrador apostólico até o dia 15 de dezembro, quando Dom Gregório Paixão assume oficialmente o governo pastoral, em missa realizada também na Catedral Metropolitana.
Ao O POVO, o próximo titular da Arquidiocese de Fortaleza, Dom Gregório Paixão, revela que está cumprindo os últimos compromissos antes de chegar ao Ceará.
"O general Júlio César dizia ‘vim, vi e venci’ (do latim, ‘Veni, vidi, vici’), escreveu, para o senado romano, com as mãos ensanguentadas. Confesso que, parafraseando o general, quero fazer completamente diferente. Quero dizer: ‘vim, vi e vivi’. Ou seja, quero viver essa alegria e me colocar no lugar das pessoas, afinal, o pastoreio acontece quando estamos perto das pessoas. Quero conhecer a realidade com simplicidade e servir a todos, sem exceção. Como vou morar em Fortaleza, irei me tornar um fortalezense. Não adianta a gente apenas estar em um lugar, temos que viver este lugar. A Terra da Luz, embora o nome seja ligado a escravidão, inegavelmente, é uma Terra mais do que iluminada pelo sol e pela graça de Deus", destacou o suplente.
Até este sábado, 9, à noite, Gregório seguirá o calendário normal de trabalho. Em seguida, sairá de Petrópolis, no Rio de Janeiro, para ir até Goiânia, em Goiás, para festejar os 25 anos da fraternidade chamada "Arca de Maria", pela qual é responsável. No dia 13 de dezembro, irá embarcar para Fortaleza, dois dias antes da posse.
No encerramento da fala, assume que ainda não fez reuniões com os auxiliares porque quer ter tempo para tratar assuntos com a equipe de auxiliares, e ouvir o Dom José Antônio e o corpo de conselhos da Diocese, para que ele possa conhecer mais a realidade da Catedral e, naturalmente, junto com os irmãos, a posteriori, tomar as primeiras deliberações. (Colaborou Kleber Carvalho, Especial para O POVO)
Ordenação diaconal
Local: Catedral Metropolitana de Fortaleza
Endereço: R. Sobral - Centro
Quando: 8 de dezembro, às 19 horas
Missa de ação de graças
Local: Catedral Metropolitana de Fortaleza
Endereço: R. Sobral - Centro
Data: 9 de dezembro, às 9 horas
Posse de Dom Gregório Paixão
Local: Catedral Metropolitana de Fortaleza
Endereço: R. Sobral - Centro
Data: 15 de dezembro, às 19 horas
Ordenação presbiteral
Local: Catedral Metropolitana de Fortaleza
Endereço: R. Sobral - Centro
Data: 22 de dezembro, às 18h30