13 padres serão nomeados na 1ª ordenação presidida por Dom Gregório em Fortaleza

Mês também marca a última ordenação chefiada por Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, onde 11 seminaristas se tornarão diáconos

13:55 | Dez. 07, 2023

Por: Kleber Carvalho
O nome de batismo do novo arcebispo de Fortaleza é Leozírio. O nome dom Gregório homenageia São Gregório Magno, monge que virou o papa Gregório I, depois canonizado. Seu pai, já falecido, também se chamava José Gregório (foto: ASCOM DIOCESE DE PETRÓPOLIS)

O mês de dezembro marca os primeiros serviços de Dom Gregório Paixão como novo arcebispo de Fortaleza, dentre eles a nomeação de 13 novos padres. A primeira ordenação presidida pelo sacerdote à frente da arquidiocese será no próximo dia 22 de dezembro, às 18h30min, na Catedral Metropolitana.

Após se tornarem presbíteros, os novos líderes religiosos serão designados a trabalhos de colaboração em paróquias da arquidiocese, em auxílios aos párocos de cada localidade.

Neste mês, outra importante ordenação ocorrerá na cidade. Na manhã desta sexta, 8, 11 seminaristas serão ordenados diáconos, no último rito do tipo comandado pelo atual arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques.

Júnior Frutuoso, 31, um desses seminaristas, relata a ansiedade nos últimos dias antes da ordenação.

“É algo que todo seminarista sonha chegar. Ao longo de todos os anos do processo formativo, que é bastante longo, pensamos humanamente nesse dia com muita expectativa e esperança. Contudo, a cada dia, somos lembrados também de agradecer a Deus, que foi quem nos chamou. Muitas pessoas pensam que a ordenação é uma espécie de formatura de curso acadêmico para um seminarista. Para nós, ela não é isso, mas um meio pelo qual passamos para continuar a missão iniciada por Jesus Cristo”, conta o futuro padre.

A função como diácono é a primeira etapa na vida sacerdotal, dividida em três graus. Além dessa, são graus da vida religiosa: presbítero (padre) e bispo.

Mudança no governo pastoral

Após 49 anos de vocação sacerdotal, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques preside a missa de ação de graças na manhã do próximo sábado, 9, uma celebração pelos 24 anos em que comandou Arquidiocese de Fortaleza.

O padre seguirá com o título de administrador apostólico até o dia 15 de dezembro, quando Dom Gregório Paixão assume oficialmente o governo pastoral, em missa realizada também na Catedral Metropolitana.

Serviço

Ordenação diaconal

Local: Catedral Metropolitana de Fortaleza

Endereço: R. Sobral - Centro

Quando: 8 de dezembro, às 19 horas

Ordenação presbiteral

Local: Catedral Metropolitana de Fortaleza

Endereço: R. Sobral - Centro

Data: 22 de dezembro, às 18h30

Missa de ação de graças

Local: Catedral Metropolitana de Fortaleza

Endereço: R. Sobral - Centro

Data: 9 de dezembro, às 9 horas

Posse de Dom Gregório Paixão

Local: Catedral Metropolitana de Fortaleza

Endereço: R. Sobral - Centro

Data: 15 de dezembro, às 19 horas