Escola e creche são entregues requalificadas no bairro Canindezinho e devem atender 1,5 mil alunos
Escola Municipal Padre Antônio Monteiro da Cruz e o Centro de Educação Infantil (CEI) Zilda Arns Neumann foram entregues nesta segunda-feira, 4. Outras 63 unidades da Rede Municipal estão com obras em andamentoA Escola Municipal Padre Antônio Monteiro da Cruz e o Centro de Educação Infantil (CEI) Zilda Arns Neumann, no bairro Canindezinho, em Fortaleza, foram entregues requalificados, nesta segunda-feira, 4, pela Prefeitura. Uma quadra poliesportiva também foi incluída e entregue no pacote. A reforma beneficia 1,5 mil crianças, adolescentes, jovens e adultos. O pacote de investimento foi de R$ 4,1 milhões.
As obras incluíram serviços de padronização da infraestrutura de ambientes escolares, como revisão de coberta, pintura, recuperação de revestimentos e pisos, novas instalações e itens de acessibilidade. As intervenções foram executadas pela Secretaria Municipal da Educação (SME) em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
De acordo com a titular da SME, Dalila Saldanha, diante das estruturas antigas das unidades, em 2017, não havia perspectivas de como requalificar. “Mas, com inteligência, trabalho e a prioridade do prefeito, viemos aqui entregar um ambiente acolhedor para todos. Uma escola bem equipada, bem organizada do ponto de vista estrutural, interfere diretamente no trabalho pedagógico”, disse.
O prefeito José Sarto (PDT) destacou a entrega na área educacional. “Além da escola e da creche requalificadas, temos uma quadra construída, que antes era praticamente um lamaçal, e conseguimos transformar neste espaço que é a realização de um sonho da comunidade escolar”, comenta.
Atualmente, a Escola Municipal Padre Antônio Monteiro da Cruz atende 1.358 estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental ao 9º ano, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já o CEI Zilda Arns Neumann, que fica ao lado da escola municipal, são 158 alunos do Infantil II ao V atendidos.
Ao todo, 88 unidades de educação tiveram obras iniciadas entre os anos de 2021 e 2023. Destas, 25 já foram entregues, contando com as duas unidades do Canindezinho. O investimento, até o momento, foi da ordem de R$ 208 milhões.